Brasil recebeu 1 milhão de estrangeiros durante a Copa, diz Governo

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

O governo federal divulgou nesta segunda-feira (14) o balanço das ações desenvolvidas durante a Copa e informou que cerca de um milhão de turistas estrangeiros visitaram o Brasil durante o Mundial. Os turistas brasileiros viajando pelo pais no período da competição foram pouco mais de três milhões, de acordo com os números apresentados pelo ministro-chefe da Casa Civil.

O número supera em cerca de 400 mil pessoas a previsão do Ministério do Turismo, que era de que 600 mil estrangeiros viessem ao Brasil durante a Copa. O Balanço foi apresentado em Brasília, no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) nacional da Copa. Além da presidente Dilma Rousseff, 16 ministros participaram da apresentação.

De acordo com a pesquisa divulgada na ocasião, desenvolvida pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os estrangeiros vieram de 203 países diferentes. Destes, turistas de 188 países tinham ingressos para o Mundial.

Segundo o governo, 95% dos estrangeiros têm intenção de voltar ao Brasil. Cada turista estrangeiro ficou, em média, 13 dias no Brasil, e 83% disseram que o país "atendeu plenamente ou superou suas expectativas". Ao todo, 378 municípios foram visitados pelos estrangeiros durante a Copa.

Ao todo, 16,7 milhões de passageiros voaram dentro do território nacional durante a Copa, do dia 10 de junho ao dias 13 de julho. O aeroporto que mais recebeu viajantes foi o de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, com 3,8 milhões neste período. Os números relativos aos aeroportos foram divulgados nesta segunda-feira (14) pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

O dia de maior movimento aéreo foi em 3 de julho, quando 548 mil passageiros voaram pelo país. O recorde do Carnaval é de 467 mil passageiros voando em um único dia, e no final do ano, no período do Natal e Ano Novo, o recorde é de 420 mil passageiros em um único dia.  O aeroporto de Brasília recebeu 1,6 milhão de passageiros; o Galeão, no Rio de Janeiro, recebeu 1,8 milhão e o de Congonhas, em São Paulo, 1,3 milhão nos dias da Copa do Mundo.

Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, o índice de atrasos em vôos durante durante o Mundial foi de 7,46% dos 263 mil pousos e decolagens no período. O tempo médio para que um passageiro passasse pelo controle de segurança no raio-x dos aeroportos antes de embarcar foi de dois minutos e 34 segundos. A média de tempo para restituição de bagagem dos passageiros nos aeroportos foi de 8 minutos em vôos domésticos e 28 minutos em vôos internacionais.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos