Copa 2014 pode deixar melhora da autoestima como legado para o Brasil

Felipe Pereira e Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

  • Silvia Izquierdo/AP

    Os estrangeiros vieram e gostaram de tudo que viram, mas de algo em especial: o povo brasileiro

    Os estrangeiros vieram e gostaram de tudo que viram, mas de algo em especial: o povo brasileiro

Quem mora nas cidades-sede da Copa, quem encontrou gringos que vieram ao Brasil para assistir ao Mundial ou quem acompanhou as notícias sobre pesquisas de opinião ou focadas na experiência de turistas estrangeiros no país nas últimas semanas dificilmente terá dúvidas sobre um fato: os gringos adoraram o Brasil e a Copa do Mundo do Brasil.

Cada uma das 12 cidades-sede da Copa agradou também por motivos específicos, suas belas praias, suas noitadas com pimenta, sua culinária de dar água na boca ou sua natureza exuberante. E não houve problemas, os turistas não tiveram do que reclamar? Claro que houve, impossível realizar um evento deste porte sem problemas, mas a verdade é que ficaram pequenos, os problemas, diante da satisfação.

E, acima de tudo, em destaque em qualquer levantamento de opinião, informal ou científico, qual foi a melhor parte da Copa, o que de melhor você, turista estrangeiro, viu no Brasil? Ah, é o povo brasileiro, respondem. Foi ele, o brasileiro, quem fez sorrir os visitantes. Os fatos e números apurados podem ser vistos no quadro ao fim desta reportagem. 

Um levantamento realizado pelo UOL Esporte, chamado de Pesquisão UOL, dá o tom do que acharam os gringos da Copa, do Brasil e de seu povo. Uma das perguntas foi: "O que mais te encantou no Brasil além dos jogos de futebol?". Algumas respostas:

"As pessoas, o povo brasileiro. As mulheres são lindas e as pessoas são muito simpáticas, elas recebem muito bem os estrangeiros". 
Nathan Tulkens, belga, 24 anos

"As pessoas. Já tinha ouvido falar da alegria dos brasileiros, mas nada tinha me preparado para isso."
Florent Delamanj, francês, 25 anos 

"As pessoas são muito legais e festivas, há vibração e energia em todos os lugares. Eu pensei que elas não gostavam dos ingleses, mas elas gostam!" 
Fred Cooler, inglês, 22 anos

Será este um legado intangível que o Brasil poderá tirar do Mundial de 2014, o aumento da autoestima do povo. Para a professora de Sociologia da PUC-SP Mônica Carvalho, participante da pesquisa "Metropolização e Megaeventos: o impacto da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016", durante este Mundial as pessoas mostraram que sabem separar o que acontece nos gramados da realidade do país. "Com este descolamento do nacionalismo exacerbado, nem uma derrota acachapante faz a população pensar que tudo vai mal no país. Assim como um título não traria a ilusão de que tudo está perfeito."

O passo seguinte seria a população perceber os avanços conquistados. "A mentalidade está em descompasso com o que o Brasil é. Há um imaginário de 30 anos atrás com instituições frágeis, golpes, insegurança econômica e falta de profissionais capazes". Ela conta que não reconhecer a evolução ocorrida a partir da década de 1980 levou ao sentimento de pouca confiança e dúvidas se o país seria capaz de organizar o Mundial.

Esta preocupação se dissipou e virou orgulho pelo sucesso da Copa e os elogios estampados em jornais internacionais. A socióloga ressalta que este sentimento pode ser temporário, existe ainda uma idealização da realidade dos Estados Unidos e Europa. Mas, o contato com moradores desses locais durante a Copa revelou que há problemas semelhantes, como filas para pegar táxi no aeroporto.

A Copa mostrou que o Brasil não é tão pior assim, não é tão incapaz assim nem tem tanta coisa assim do que se envergonhar. Agora, resta esperar que o tempo responda se tais constatações irão reverter em ganho de autoestima do povo brasileiro, gerando um legado intangível deixado pelo Mundial de futebol. 

A satisfação estrangeira em fatos e números

Pesquisão UOL

Pesquisão UOL: 257 torcedores e 117 jornalistas ouvidos
  • 28% dos torcedores consideram a hospitalidade da população o melhor da Copa
  • 8% ainda citaram a recepção calorosa do povo
  • 30,3% dos jornalistas se disseram surpresos com a recepção da população. Amáveis e acolhedores foram os adjetivos mais citados
  • 38,5% dos profissionais de imprensa afirmaram que é a melhor Copa em que trabalharam
  • 19,7% é o percentual da segunda colocada, a Alemanha
Pesquisa BBC
Entrevistas feitas por repórteres nas ruas do Brasil
  • Hospitalidade do povo foi citada por todos que conversaram com a reportagem
  • Nas 12 cidades-sede, o povo brasileiro foi considerado a principal atração
Rio de Janeiro
Pesquisa da GMR Inteligência de Mercado
  • 97% aprovaram a hospitalidade do carioca
  • 98,3% indicam o Rio como destino turístico
  • 98,8% contaram que a cidade atendeu às expectativas
  • 96% ratificaram como verdadeira a fama de hospitaleiro do povo carioca
São Paulo
São Paulo Turismo: 5.332 entrevistas
  • 80% deram notas acima de 7 para o Mundial na cidade
  • Registradas 865 mil postagens sobre a Copa na cidade, sendo 85% positivas
  • 503 milhões de internautas acessaram diretamente essas postagens
Salvador
Associação de hotéis: 2.077 entrevistas
  • 94% dos entrevistados pretendem voltar à capital baiana
  • Motivos mais citados para satisfação foram hospitalidade do povo e alegria das festas
Natal
Associação de hotéis ouviu 1.003 estrangeiros
  • 86,6% consideraram a experiência na cidade ótima ou boa
  • 87,7% indicariam Natal como destino turístico
Manaus
934 pessoas ouvidas por institutos públicos de turismo
  • Hospitalidade do povo é citada como ponto alto da cidade por 97% dos entrevistados
  • 78% dizem que gostariam de voltar à cidade no futuro

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos