Colômbia ganha prêmio de fair play na Copa do Mundo

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/EPA/GEORGI LICOVSKI

    Juan Zuñiga deixa o pé na perna de Hulk em disputa pela bola

    Juan Zuñiga deixa o pé na perna de Hulk em disputa pela bola

A imagem da falta cometida pelo lateral direito Zuñiga no atacante Neymar é uma das mais emblemáticas da Copa de 2014. No entanto, a despeito do lance em que o brasileiro sofreu uma fratura em uma das vértebras, a Colômbia ganhou da Fifa um prêmio de "fair play" ("jogo limpo", em tradução livre) no Mundial.

Segundo a Fifa, o prêmio é dado à seleção que tem o melhor desempenho na Copa em aspectos disciplinares. Eliminada pelo Brasil nas quartas de final, a Colômbia se despediu do torneio com 91 faltas cometidas, cinco cartões amarelos e nenhum vermelho.

O número de faltas da Colômbia ainda seria bem menor se não fosse o jogo contra o Brasil. A partida entre os sul-americanos, válida pelas quartas de final, foi a recordista de infrações na Copa de 2014 (54). Os brasileiros fizeram 31, e os visitantes, 23.

A falta que chamou mais atenção nesse jogo foi cometida no segundo tempo. Neymar esperava uma bola pelo alto, quando foi atingido pelas costas pelo lateral direito Zuñiga. O lance causou uma fratura em uma vértebra do brasileiro e o alijou da Copa.

Depois disso, Zuñiga foi ameaçado e extremamente criticado em redes sociais. O jogador chegou a pedir proteção policial para circular na Colômbia, onde passa férias, por temer reações exacerbadas relacionadas ao lance.

Os jogadores colombianos defenderam Zuñiga, mas o lateral foi criticado de forma contundente por atletas e comissão técnica no Brasil. O zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção local, disse que o autor da falta foi covarde.

"Foi um pouco covarde. Aquele tipo de marcação não existe. Não tem como passar o joelho por dentro de um jogador", disse Thiago Silva em entrevista coletiva.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos