Messi é eleito melhor da Copa, e torneio atinge 20 anos sem premiar campeão

Do UOL, em São Paulo

O argentino Lionel Messi não brilhou na decisão da Copa de 2014, mas foi eleito pela Fifa o melhor jogador do torneio. Com isso, o Mundial chegou a 20 anos sem premiar um jogador que conquistou o título – o último a conciliar a láurea individual e a taça foi o brasileiro Romário, em 1994.

A eleição de melhor jogador da Copa é feita por um júri técnico formado pela Fifa. A entidade anunciou depois das semifinais uma lista com os dez finalistas do prêmio: Neymar (Brasil), Messi (Argentina), Di María (Argentina), Mascherano (Argentina), Müller (Alemanha), Hummels (Alemanha), Lahm (Alemanha), Kroos (Alemanha), Robben (Holanda) e James Rodríguez (Colômbia).

A partir do anúncio da lista, a Fifa fez uma votação para definir o melhor da Copa. A eleição é fechada antes da decisão, e isso justitica tantas vitórias de jogadores que não brilham nas disputas de título. O vencedor anterior, Diego Forlán, sequer esteve na partida final da África do Sul.

A bola de ouro ao melhor da Copa é distribuída com esse nome desde 1982. A lista de vencedores tem, em ordem cronológica, Paolo Rossi (Itália-1982), Diego Maradona (Argentina-1986), Salvatore Schillaci (Itália-1990), Romário (Brasil-1994), Ronaldo (França-1998), Oliver Kahn (Alemanha-2002), Zinedine Zidane (França-2006) e Diego Forlán (Uruguai-2010).

Além de Romário e Ronaldo, dois brasileiros estiveram entre os três finalistas da  bola de ouro. Falcão foi o segundo colocado na Copa de 1982, na Espanha, e Ronaldo também ficou com o vice em 2002, na Coreia do Sul e no Japão.

Neuer é o melhor goleiro, e Pogba é o melhor jogador jovem

A Fifa também premiou neste domingo o melhor goleiro e o melhor jogador jovem da Copa de 2014. O alemão Neuer venceu a primeira categoria, e o francês Pogba ficou com o título na segunda.

O título de melhor jogador jovem deste ano foi disputado apenas por jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 1993. Além de Pogba, os finalistas eram o zagueiro francês Varane e o meia holandês Memphis Depay.

Com a eleição, Pogba coroa uma rápida ascensão na seleção francesa profissional. O meio-campista também conquistou a bola de ouro de melhor jogador do Mundial sub-20 disputado em 2013.

A vitória de Pogba no prêmio interrompe um domínio alemão. Nas Copas anteriores, Podolski (2006) e Müller (2010) haviam sido escolhidos pela Fifa como os melhores jovens.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos