Neymar leva Chuteira de Bronze; James Rodríguez acaba Copa como artilheiro

Do UOL, em São Paulo

Neymar levou a Chuteira de Bronze como 3° principal artilheiro da Copa do Mundo. Ele ficou na frente de Lionel Messi, que também anotou quatro gols, em razão de ter disputado menos jogos: cinco, contra sete do argentino. Robben também marcou quatro, mas não deu assistências, primeiro critério de desempate (Neymar e Messi deram um passe para gol).

Thomas Müller (cinco gols), ficou com a Chuteira de Prata. O artilheiro e dono da Chuteira de Ouro é James Rodríguez, da Colômbia, com seis tentos marcados em cinco jogos disputados.

O último sul-americano a terminar uma Copa como artilheiro isolado foi o brasileiro Ronaldo, autor de oito gols em 2002. O uruguaio Diego Forlán anotou cinco em 2010 e dividiu o topo dos goleadores com Thomas Müller, David Villa e Wesley Sneijder.

Garrincha, Vavá e o chileno Leonel Sánchez também estiveram entre os artilheiros em 1962 (junto com Flórián Albert, Drazan Jerkovic e Valentin Ivanov, todos com quatro gols). Outros artilheiros da América do Sul na Copa foram o argentino Guillermo Stábile (oito gols em 1930), os brasileiros Leônidas da Silva (sete gols em 1938) e Ademir Menezes (oito gols em 1950) e o argentino Mario Kempes (seis gols em 1978).

A Alemanha tinha terminado as duas Copas com um jogador no topo da artilharia. Antes de Thomas Müller ter dividido a liderança dos goleadores de 2010, Miroslav Klose havia sido o primeiro colocado isolado de 2006 (cinco gols).

O recordista de gols em uma Copa é o francês Just Fontaine, que anotou 13 em 1958. A segunda posição desse ranking é do alemão Gerd Müller, que fez dez em 1970.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos