Importância de Van Gaal une goleiros de Argentina e Holanda na semi da Copa

Do UOL, em São Paulo

Sergio Romero e Tim Krul são dois goleiros com histórias muito diferentes, mas dois pontos vão aproximá-los nesta quarta-feira. Ambos estarão no Itaquerão para a semifinal da Copa de 2014 – o primeiro é titular da Argentina, e o segundo é reserva da Holanda. E quando olharem para o banco da equipe europeia, os dois terão motivos especiais para agradecer ao técnico Louis van Gaal.

"Ele foi a pessoa que me salvou. Temos um relacionamento muito bom", contou Romero em entrevista coletiva concedida na última terça-feira. Com três gols sofridos, o titular da Argentina está entre os menos vazados da Copa de 2014 – o líder nesse quesito é Navas, da Costa Rica, que se despediu do Mundial com apenas duas bolas em suas redes.

A campanha no Brasil tem sido importantíssima para o status de Romero. Titular da Argentina também em 2010, o goleiro nunca foi unanimidade no país sul-americano. Antes do início da Copa de 2014, muitos torcedores pediam a escalação de Willy Caballero, destaque do Málaga.

Em 2010, a Argentina levou seis gols em cinco jogos e foi eliminada da Copa nas quartas de final. "Foi um drama. Foram muitas críticas e nós ficamos um pouco para baixo, e meu velho técnico Louis van Gaal foi importante nesse momento", contou Romero.

Romero fez carreira no futebol argentino como goleiro do Racing. Foi negociado em 2007 com o AZ Alkmaar e teve dificuldade inicial de adaptação. Aí entrou Van Gaal, que foi técnico do time holandês até 2009.

"Eu entrei em um mundo novo quando fui negociado. Tinha passado a vida toda no Racing, mas era um estranho na Holanda. Todos só falavam holandês no vestiário, mas Van Gaal sempre conversou comigo em espanhol e me ajudou. Foi muito importante", disse o argentino, que atualmente defende o Monaco.

Nesta quarta-feira, contudo, Romero não será o único goleiro que estará no Itaquerão e terá muitos motivos para agradecer a Van Gaal. Essa também é a situação de Tim Krul, reserva da Holanda, transformado em herói do país nas quartas de final da Copa.

Krul é reserva de Cillessen e viu do banco o empate sem gols entre Holanda e Costa Rica no tempo regulamentar e em quase toda a prorrogação. Nos instantes finais, foi chamado pelo técnico. Entrou com menos de um minuto, somente para a disputa de penalidades. Pegou dois tiros, assegurou a vaga dos europeus nas semifinais e virou herói.

Goleiro do Newcastle, Krul tem 26 anos e longo histórico de participações em seleções de base da Holanda. No time principal, a estreia dele aconteceu em 2011, num amistoso contra o Brasil. O jogo acabou empatado por 0 a 0.

No Newcastle, Krul teve cinco pênaltis na última temporada do Campeonato Inglês. O goleiro holandês não defendeu nenhum. Aliás, o histórico dele em pênaltis não indicava o desfecho do jogo deste sábado. Ele só havia defendido dois desde 2010 - foram 20 cobranças contra a equipe inglesa.

"É um sonho. É inacreditável", disse o goleiro depois das quartas de final. Krul podia ter acabado a Copa como goleiro reserva e pouco assediado da Holanda. Graças a Van Gaal, já assegurou também o rótulo de ídolo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos