Holanda troca goleiro antes dos pênaltis, e marrento Krul vira herói

Do UOL, em São Paulo

Faltavam poucos instantes para acabar a prorrogação contra a Costa Rica, neste sábado, e a Holanda decidiu fazer sua terceira modificação no time. Quando a placa subiu, a surpresa foi inevitável: o técnico Louis van Gaal adotou a inusitada tática de trocar o goleiro Cilessen por Krul, que ainda não havia disputado um minuto sequer na Copa de 2014. E aí, com marra e muita provocação, o reserva virou o novo herói do Mundial.

Krul pegou dois pênaltis na vitória da Holanda por 4 a 3 sobre a Costa Rica, depois de empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Além das defesas, chamou atenção pelas provocações: bateu no peito, fez sinais para os batedores, apontou cantos e comemorou de forma efusiva.

"É um sonho de menino chegar à semifinal. Eu sabia que ia entrar se chegássemos a esse ponto. Quando fomos à prorrogação, comecei a pensar nisso. É um sonho, mesmo", disse Krul após o jogo. "Você fica ali sentado o tempo todo. Aí aparece uma oportunidade e você tem de ganhar e classificar o time. Trabalhamos por sete semanas para chegar até aqui, e nessas horas você vê que a equipe precisa dos 23 jogadores", completou.

O motivo da substituição não foi revelado. Cilessen, o titular, chegou a ficar revoltado antes de a disputa de pênaltis começar. Ele retirou as luvas e as atirou para longe. Além disso, segundo a TV Globo, o camisa 1 se recusou a cumprimentar Van Gaal.

Depois dos pênaltis, porém, chamou atenção um encontro entre Krul e Van Gaal. Os dois se abraçaram e gritaram como parte da festa holandesa pela classificação para as semifinais. "Vimos que funcionou. O Krul é muito bom nisso, e o que importa é que passamos", afirmou o centroavante Van Persie.

Trajetória de Krul na Holanda começou Brasil e pênaltis

Krul, goleiro do Newcastle, tem 26 anos e longo histórico de participações em seleções de base da Holanda. No time principal, a estreia dele aconteceu em 2011, num amistoso contra o Brasil. O jogo acabou empatado por 0 a 0.

A primeira experiência de Krul com pênaltis no gol da Holanda aconteceu logo no segundo jogo dele. O time europeu enfrentou o Uruguai em torneio amistoso, e o duelo foi para os tiros livres após empate por 1 a 1 no tempo normal.

Nas cobranças de pênaltis, Krul pegou o tiro de Lodeiro. No entanto, Van Persie e Elia erraram, e o Uruguai venceu por 4 a 3.

No Newcastle, Krul teve cinco pênaltis na última temporada do Campeonato Inglês. O goleiro holandês não defendeu nenhum. Aliás, o histórico dele em pênaltis não indicava o desfecho do jogo deste sábado. Ele só havia defendido dois desde 2010 - foram 20 cobranças contra a equipe inglesa.

Outro dado curioso sobre Krul no Newcastle é que ele já havia se desentendido com Van Persie, capitão da Holanda. A confusão aconteceu quando o atual camisa 9 da seleção ainda defendia o Arsenal, em 2012. O atacante reclamou de cera do goleiro, e os dois trocaram empurrões em jogo do Campeonato Inglês.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos