Comentarista, dirigente, 'embaixador'. Por onde andam os pentacampeões?

Do UOL, em São Paulo

  • Shaun Best/Reuters

Há 12 anos, o Brasil conquistava seu último título em Copas do Mundo. A trajetória até o pentacampeonato foi dura, incluindo até uma eliminação de Copa América, em 2011, em uma derrota por 2 a 0 para Honduras.

Naquele momento, boa parte do crédito pelo sucesso ficou com Luiz Felipe Scolari, o mesmo que comanda a equipe na Copa de 2014. Ele foi coroado o responsável por organizar o time superando todas as controvérsias surgidas ao longo do caminho. A grande polêmica da convocação foi a ausência de Romário. Felipão preferiu Ronaldo e Rivaldo. Mas com um grupo fácil na primeira fase (Turquia, Costa Rica e China), a equipe foi se fortalecendo e chegou às oitavas de final no ponto, vencendo a Bélgica por 2 a 0. Depois, o Brasil venceu Inglaterra e Turquia, e finalmente chegou à final para encarar a Alemanha.

A escalação daquele jogo tinha Marcos, Lúcio, Edmílson, Roque Júnior, Cafu, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho Gaúcho (substituído por Juninho), Roberto Carlos, Ronaldo (substituído por Denilson) e Rivaldo. Os dois gols do Brasil aconteceram em jogadas envolvendo Rivaldo e Ronaldo, aos 22 e 34 minutos do segundo tempo. Ao fim, Cafu levantou a taça, único jogador a disputar três finais seguidas de Copas e capitão da seleção.

Mais de uma década depois, alguns dos 13 jogadores que entraram em campo neste jogo ainda estão na ativa, caso de Ronaldinho Gaúcho e Kleberson. Eles são também os dois mais jovens a terem pisado o gramado de Yokohama. Já Ronaldo abraçou totalmente a carreira corporativa, mas se manteve perto do futebol jogado como comentarista. A TV atraiu ainda Edmílson, Denílson e Gilberto Silva, mas não Marcos, que chegou a receber propostas na época da aposentadoria.

O grupo seguiu caminhos diversos, mas alguns deles ainda conseguem viver apenas se utilizando da imagem de "jogador do penta". 

Por onde andam os jogadores que disputaram a final da Copa de 2002?
  • Rubens Cavallari/Folhapress
    Marcos (goleiro)
    A Copa de 2002 foi, sem dúvidas, o ápice da carreira de Marcos após a conquista da Libertadores pelo Palmeiras em 1999. Depois disso, venceu a Série B em 2003 e a Copa das Confederações em 2005. Há dois anos, com uma lesão no joelho, Marcos anunciou sua aposentadoria e até hoje o Palmeiras ainda não conseguiu estabilizar novamente seu gol. Marcos é embaixador do clube com contrato até dezembro.
  • Reprodução/Facebook do Palmeiras
    Lúcio (zagueiro)
    Aos 36 anos, Lúcio segue na ativa. O zagueiro se manteve na seleção até 2011, com Mano Menezes, mas acabou perdendo espaço para a nova geração. Depois de passar por Bayer Leverkusen, Bayern de Munique, Inter e Juventus, aterrissou no São Paulo para encerrar a carreira. A empreitada não deu muito certo e ele foi resgatado pelo Palmeiras, seu ex-clube, onde está nesta temporada.
  • Léo Franco/AgNews
    Edmílson (zagueiro)
    Depois de se aposentar em 2012, Edmílson virou estrela de TV. Do SBT, mais especificamente. Ele participou como treinador do reality show "Menino de Ouro", que tem como objetivo encontrar novos talentos. Hoje, ele participa do programa de esportes "Arena SBT" junto com Livia Andrade, Thomaz Rafael e os comediantes Smigol, Porpetone e Gavião.
  • Site oficial do Paraná
    Roque Júnior (zagueiro)
    Roque Júnior aposentou-se dos gramados em 2010, não do futebol. Ele assumiu a diretoria executiva do Paraná no final de 2013, mas já deixou o cargo. A diretoria do time disse que o afastamento se deu por motivos pessoais, mas diz-se nos bastidores que tudo se deve a desentendimentos com um empresário que representa 16 atletas da equipe e teria "influência demais" sobre o Paraná.
  • Terceiro Tempo
    Cafu (lateral)
    Um dos mais velhos desta geração, Cafu aposentou-se logo em 2008, seis anos após a conquista e com 149 jogos pela seleção. Ao contrário de outros atletas, que terminaram a carreira em clubes pequenos, o último clube de Cafu foi o Milan. Hoje, aos 44 anos, Cafu vive da imagem de capitão do penta, dá muitas entrevistas e faz as vezes de embaixador para empresas como Liberty Seguros e Castrol.
  • Júlio César Guimarães/UOL
    Roberto Carlos (lateral)
    Assim como Roque Jr., Roberto Carlos segue ligado ao futebol. Em 2011, antes mesmo de se aposentar, ele acumulou as funções de jogador e técnico interino do Anzhi Makhachkala, da Rússia. Em 2012, quando parou de jogar, tornou-se diretor de futebol. Em 2013, voltou para a Turquia, onde havia jogado pelo Fenerbahçe, para comandar o Sivasspor como técnico. RC também comenta a Copa pela TV Globo.
  • Bernardo Lacerda/UOL
    Gilberto Silva (volante)
    Ele não se aposentou oficialmente, apenas "não renovou contrato" com o Atlético-MG em dezembro de 2013. Um dos líderes do Bom Sendo F.C., Gilberto Silva parece não pensar em parar, mas assumiu a posição de comentarista para a ESPN Internacional nesta Copa. Ele também participou de alguns eventos de patrocinadores da Fifa, com o Tour da Taça, que rodou o mundo antes do início do Mundial.
  • Getty Images
    Kleberson (volante)
    Um dos titulares mais jovens do jogo com a Alemanha, Kleberson tem hoje 35 anos. Em 2003, ele tonrou-se o primeiro brasileiro a jogar no Manchester United, da Inglaterra. No ano passado, saiu do Bahia envolvido em uma troca com o americano Freddy Adu. Jogou uma temporada na MLS, a liga americana, pelo Philadelphia Union. Em 2014, passou para o Indy Eleven, da segunda divisão.
  • Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
    Ronaldinho Gaúcho (meia-atacante)
    Quando jogou a final da Copa de 2002, Ronaldinho Gaúcho tinha apenas 22 anos. Era o mais jovem em campo. Sua volta ao Brasil, em 2011, foi conturbada. Ele fechou com o Flamengo, foi apresentado quase que em um "megashow", mas não ficou. Aos 34, ele demonstra ter se encontrado no Atlético-MG, onde está desde 2012. Pelo clube, conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores em 2013.
  • Paulo Passos/UOL
    Rivaldo (meia-atacante)
    Ídolo do Barcelona em seus anos de ouro, Rivaldo encerrou a carreira neste ano jogando pelo Mogi-Mirim, aos 41 anos. Ele chegou a jogar algumas partidas ao lado de seu filho, Rivaldo Júnior. Depois da despedida, ele se manteve como presidente do clube, cargo que já ocupava desde 2011, quando voltou ao Brasil.
  • Jorge Araujo/Folhapress
    Ronaldo (atacante)
    De longe, Ronaldo pode ser considerado o mais bem-sucedido da "turma de 2002". Ao deixar os gramados, ele assumiu o controle da estrutura empresarial que construiu ao seu redor enquanto jogador. Além de criar a agência de marketing esportivo 9ine, assumiu cadeira no Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL) da Copa e ainda é comentarista da TV Globo.
  • Terceiro Tempo
    Juninho Paulista (meia-atacante)
    Juninho Paulista largou a bola em 2010, depois de voltar do clube australiano Sydney F.C. Ele encerrou a carreira como jogador no Ituano, do qual é presidente. Juninho tem 41 anos e deixou a seleção logo após o título. Sua última convocação foi em 2003, oito anos após ter começado a defendê-la.
  • Reprodução/Band
    Denílson (atacante)
    "Denilson Show", como gosta de ser chamado, já está há um bom tempo consolidado como comentarista e apresentador da TV Bandeirantes. Seu bom humor vem fazendo sucesso nas telas desde 2010. Depois de deixar o Real Betis, time que defendia durante a Copa, ele passou por Bordeaux, Al-Nassr, Dallas, Palmeiras, Itumbiara, Xi M?ng H?i Phòng, Kavala, sem ter sucesso.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos