Colombianos ensinam 'Armeration' e aprendem forró para xavecar brasileiras

Luiza Oliveira e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Fortaleza (CE)

Brasil e Colômbia têm bem mais em comum do que a disputa por uma vaga na semifinal na Copa do Mundo: a paixão pela dança. Se os brasileiros são especialistas no forró e no samba, os colombianos dão show na cúmbia e na salsa. Não é a à toa que jogadores hermanos comemoram os gols com dancinhas, e o remelejo é imitado até pelos torcedores.

Nos calçadões da orla de Fortaleza, os torcedores refazem as tradicionais coreografias realizadas por James Rodríguez e cia e chamam a atenção não só brasileiros, mas também de outros turistas. Com muito bom humor, eles se soltam e ensinam até o famoso "Armeration" para quem passa.

O 'Armeration' é inspirado no Mapalé, uma dança folclórica muito tradicional na Colômbia que tem origem africana. Mas no Brasil ela ficou conhecida por um outro motivo.

Foi o lateral-esquerdo Pablo Armero quem difundiu a dança quando ainda era jogador do Palmeiras durante um clássico contra o Santos, pelo Paulistão de 2010. O ritual já foi repetido nessa Copa quando o jogador marcou contra a Grécia na estreia da seleção no Mineirão.

E se faz sucesso nos gramados, nas ruas da capital cearense ele é ainda mais valioso. O 'Armeration' virou até uma espécie de "moeda de troca" cultural. Enquanto os brasileiros aprendem a dança, os colombianos aproveitam para entender a dinâmica do forró, famoso no Nordeste.

"Gostei dessa coisa de forró. E me falaram que ainda chamam isso de bate coxa, que tem que deixar as pernas bem próximas. Vou procurar umas meninas por aqui para ver isso. Para quem está sozinho no Brasil, sem nada para fazer até o jogo, é uma boa. Já estava gostando muito do país, e agora ficou melhor. Gosto de danças, curto as coreografias do time e agora tenho mais uma opção. E para usar com as meninas. É muito bom", brincou o torcedor e estudante de engenharia Carlos Orosco.

O engenheiro colombiano Oscar Osório também entrou no ritmo. "Os colombianos gostam muito de dançar, são muitos alegres e se expressam pela música. São como os brasileiros. Vou aprender o forró e ensinar a salsa que se dança assim", conta mostrando os passos mais fáceis do ritmo caribenho.

Além do xaveco, a dança virou até um passatempo dos torcedores para controlar a ansiedade. Isso porque eles estão diante de uma situação inédita em Copa do Mundo nas vésperas do duelo de quartas de final contra o Brasil, na próxima sexta-feira, na Arena Castelão.

Apesar de toda a empolgação dos colombianos, o apoio deles dentro do estádio na sexta-feira não deverá ser tão grande. Segundo dados da Secopa-CE (Secretaria Extraordinária para assuntos da Copa), somente dois mil torcedores do país latino compraram ingresso para a partida contra o Brasil.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos