Fernandinho é um "clone" de Kleberson. Segundo ex-técnico, melhorado

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Teresópolis

Kleberson
Kleberson

Não é de hoje que Fernandinho é comparado a Kleberson, volante que, como ele, teve uma chance com Luiz Felipe Scolari no meio de uma Copa do Mundo. Velho conhecido da dupla, Leandro Nieheus, que trabalhou com ambos na base e no Atlético-PR, lista as coincidências e revela que o camisa 5 da seleção atual ouve, desde o começo da carreira, que é parecido com o titular do time do penta. Só que, para ele, o mais novo pode ir mais longe. 

"A gente sempre comparava ele com o Kleberson, eles são muito parecidos. Só que o Fernandinho tem mais potencial", disse Leandro, que listou várias coincidências entre os clones.

"Os dois tiveram possibilidade de ir para o Flamengo. O Kleberson chegou a ir fazer teste lá. O Fernandinho uma época acertou tudo para ir, mas eu e o pessoal do PSTC conversamos, falamos que não era a hora, convencemos ele a não sair", disse o treinador. .

PSTC, no caso, é Paraná Soccer Technical Center, nome pomposo para um clube modesto de Londrina que revelou alguns dos principais jogadores do Estado na década passada. Foi dali que saíram, além de Kleberson e Fernandinho, outros nomes promissores como Dagoberto e Jadson. Todos, incluindo os dois selecionáveis, tiveram o mesmo endereço de destino: o Atlético-PR.

"Os dois, logo que tiveram chances no time profissional, começaram a fazer gols. O Kleberson foi em um jogo no Mineirão. O Fernandinho logo na primeira bola fez gol contra o Criciúma", relembra Nieheus.

A lembrança não é gratuita. Niehues era preparador físico do PSTC quando Kleberson passou por lá, no fim da década de 1990. Quando foi promovido a treinador, trabalhou por dois anos com um jovem Fernandinho, que já mostrava os talentos que o fizeram chegar à seleção brasileira hoje.

"O principal ponto é a versatilidade. Ele também tinha vigor físico. Mesmo quando não tinha esse trabalho de massa muscular ele sempre foi um jogador muito forte fisicamente. Ele usava essa parte física natural, que foi um dom, juntando com a qualidade técnica de condução de bola, o passe", disse Niehues.

Do Atlético-PR em diante, a história é conhecida. Kleberson foi campeão brasileiro com o clube curitibano em 2001. Fernandinho, vice do Brasileiro em 2004 e da LIbertadores em 2005. Na seleção, mais correlações.

Kleberson foi chamado por Felipão em janeiro de 2002, e ganhou sua primeira chance na Copa na terceira partida, entrando no segundo tempo contra a Costa Rica. Contra a Bélgica, nas oitavas, ele saiu do banco de novo para mudar um jogo que estava parelho e não voltou para a reserva. Fernandinho ainda não cumpriu a segunda parte, mas começou uma história parecida substituindo Paulinho com direito a gol de bico contra Camarões, na última segunda. O antecessor parabeniza.

"São coincidências enormes e positivas. Fico muito feliz. Ele cresceu no PSTC, conheci na base do Atlético. Fico feliz que ele está mostrando o futebol paranaense pra todo mundo. Ele foi mais além. Eu fiquei na trave, mas ele foi mais abusado. Fez gol logo na estreia dele em Copas", disse o próprio Kleberson, em entrevista à afiliada da Rede Globo no Paraná. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos