Uruguai defende Suárez dizendo que imagens da mordida foram alteradas

Do UOL, em São Paulo

A Federação Uruguaia de Futebol alega que as imagens da mordida de Luis Suárez no ombro do italiano Chiellini, no jogo contra a Itália, na terça-feira, foram alteradas digitalmente, segundo o jornal inglês The Guardian. Já a agência Associated Press, informa que a decisão da Fifa sobre uma eventual punição deverá sair até esta quinta-feira (26), dois dias antes do duelo contra a Colômbia nas oitavas de final.

A federação uruguaia entregou sua defesa para a Fifa nesta quarta, tentando evitar que o jogador seja excluído de alguma partida no Mundial. Citado pelo Guardian, Alejandro Balbi, advogado de Suárez, afirmou que usaria "todos os argumentos possíveis" para mostrar que o jogador foi vítima de um complô.

"Não temos dúvida de que isso aconteceu porque Suárez está envolvido e porque a Itália foi eliminada. Existe muita pressão da Inglaterra e da Itália. Existe a possibilidade de ele ser banido porque existem precedentes, mas estamos convencidos de que foi uma jogada absolutamente casual", afirmou.

"Se Chiellini pode mostrar um arranhão em um ombro, Suárez pode mostrar um machucado e um olho praticamente fechado [por causa de uma suposta agressão sofrida pelo uruguaio no lance]. Se todos os jogadores mostrarem as lesões sofridas e começarem a abrir inquéritos para cada caso, ficará bem complicado", continuou o advogado.

"Não devemos esquecer que somos rivais de muitos, e podemos ser adversários dos anfitriões no futuro [Brasil e Uruguai podem se encontrar nas quartas de final]. Não há dúvida de que Suárez é uma pedra no sapato para muitos", finalizou Balbi.

Já o presidente da federação uruguaia, Wilmar Valdez, afirmou ao jornal local El Observador que as provas contra Suárez não são convincentes. "Preparamos um vídeo do jogo em que encontramos um comportamento similar ao do Suárez, que não gerou reação semelhante da imprensa", disse Valdez.

Outro jornal uruguaio, o Ovación, publicou que a defesa se baseou no argumento de que não houve mordida, e sim um desequilíbrio do jogador, que causou um choque com Chiellini.

Lugano ataca imprensa britânica e brasileira

O capitão Diego Lugano foi ainda mais contundente, dizendo que as imagens de TV "não mostram nada". "Todos sabem que a imprensa britânica tem problemas com o Suárez. Precisam vender jornais, senão não estariam aqui. Suárez deve ser popular com a mídia inglesa, não vejo outra explicação para ficarem falando sobre isso", comentou Lugano.

Em outra entrevista, Lugano atacou a imprensa brasileira. "Tem mil contatos físicos no jogo, mas a imprensa daqui só fala disso. Vocês estão pressionando a Fifa porque Suárez é um grande jogador e não querem vê-lo jogar", alegou o zagueiro.

Suárez já foi punido duas vezes por mordidas em adversários: a primeira em 2010, quando jogava no Ajax e agrediu Otman Bakkal, do PSV. A segunda vez foi em 2013, quando Suárez já estava no Liverpool e mordeu o sérvio Ivanovic, do Chelsea, sendo punido por dez jogos. As polêmicas geraram atritos entre o atacante e a mídia inglesa, a quem o atleta alfinetou após marcar os dois gols da vitória do Uruguai sobre a Inglaterra na Copa.

O Uruguai volta a campo no sábado, contra a Colômbia, às 17h, por uma vaga nas quartas de final, onde poderia enfrentar Brasil ou Chile.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos