Lugano cita cotovelada de Neymar e diz que há complô contra Suárez

Bruno Thadeu

Do UOL, em Natal

Diego Lugano voltou a disparar críticas nesta quarta-feira a quem o indagasse sobre a mordida de Luis Suárez em Giorgio Chiellini na vitória do Uruguai contra a Itália, 1 a 0, em Natal. O zagueiro uruguaio reiterou que não houve agressão de Suárez e que contatos físicos são normais. Em tom irônico, Lugano disse que Neymar deu uma cotovelada no croata Modric, pela primeira rodada, e não houve tamanha repercussão.

Na ocasião, o camisa 10 da seleção brasileira recebeu cartão amarelo.

"Eu tenho visto nesta Copa cotovelada no nariz. Você lembra? [indagando o repórter que fez a pergunta]. Afundando adversário [neste momento Lugano fez gesto de uma cotovelada]. Teve chute na tíbia e joelho do adversário. Isso sim é perigoso. Isso é violência. Neste Mundial teve briga entre companheiros. E ainda mais cabeçada no adversário, e não vi ninguem falar disso$escape.getQuote().Logo no início da coletiva realizada no hotel em que a seleção uruguaia está hospedada, em Natal, Lugano respondeu a um jornaista inglês que havia perguntado sobre o incidente envolvendo Suárez e Chiellini. O jogador disse que não houve agressão e declarou que a "Inglaterra persegue Suárez".

Posteriormente, foi a vez da imprensa brasileira ser atacada. Lugano entende que há uma tentativa da mídia nacional de ver Suárez fora da Copa do Mundo. Um jornalista brasileiro retrucou Lugano dizendo que a Fifa era quem estava julgando Suárez, e não a imprensa brasileira.

"Vocês estão pressionando para que a Fifa tome uma posição", disse Lugano.

Uruguai usa carta de Suárez para evitar punição

A Federação Uruguaia de Futebol definiu a estratégia de defesa no caso Suárez. O advogado da entidade, Alejandro Balbi, informará à Fifa que não há provas contundentes para punir o atacante, que mordeu o ombro de Giorgio Chiellini, no jogo entre Uruguai e Itália.

Além disso, a Federação também entregará uma carta assinada pelo próprio Suárez, na qual ele explica o ocorrido. O advogado salientou que a acusação feita por Giorgio Chiellini não tem nenhum poder de influência: "A prova que se apresenta não é verdadeiramente contundente. Vamos usar isso para minimizar a sanção. Entregaremos uma carta feita pelo Suárez também", disse Balbi ao Canal 10 Uruguai.

A Fifa informou que investigará o caso, pedindo uma explicação da Federação. Existe o risco de suspensão do atleta para a fase de mata-mata da Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos