Klinsmann diz que DNA dos EUA impede "jogo de comadre" com Alemanha

Luis Augusto Simon

Do UOL, em São Paulo

  • AP Photo/Themba Hadebe

    Técnico Jüergen Klinsmann sorri após gol da virada dos Estados Unidos sobre Portugal

    Técnico Jüergen Klinsmann sorri após gol da virada dos Estados Unidos sobre Portugal

Um empate entre Alemanha e Estados Unidos, nesta quinta-feira, em Pernambuco, selaria a classificação das duas seleções para a próxima fase da Copa do Mundo e afastaria as mínimas possibilidades de Portugal e Gana, com um ponto, que se enfrentam também às 13h, mas em Brasília.

Apesar disso, Jurgen Klinsmann, o alemão que dirige os americanos, afasta toda a especulação a respeito de um jogo "de comadres".

"Absolutamente, esse tipo de comportamento vai contra o que penso do esporte e também vai contra o DNA do cidadão norte-americano. Eles só pensam em vencer e não entenderiam uma atitude desse tipo. Os alemães também gostam de vencer sempre", afirmou.

O primeiro do grupo enfrentará Argélia, Rússia ou Coréia do Sul. Ao segundo colocado, restará lutar contra a Bélgica.

Klinsmann, que dirigiu a Alemanha em 2006, quando o terceiro lugar conquistado em casa foi amplamente comemorado, reconhece que será um jogo muito especial.

"Enfrentar a Alemanha não acontece todo ano, em um jogo decisivo de Copa é uma vez na vida. Vamos aproveitar esse momento e fazer de tudo para vencer", que ainda falou sobre o aspecto emocional do confronto.

"Estou ansioso para rever todos, jogadores que lancei e também meu amigo Low (era seu auxiliar e o substituiu desde então). Foi o time em que comecei a ser técnico, então será muito emocionante. Vou dar um abraço em todos e depois cumprir minha função profissional. Depois, abraço de novo".

Klinsmann lamentou o gol sofrido nos acréscimos da partida contra Portugal que determinou o 2 a 2 e impediu a classificação antecipada de sua equipe.

"Ah, tudo seria mais fácil se não fosse aquele gol. Não faria esse jogo contra a Alemanha tão especial. Agora, o que nos cabe é trabalhar muito superar a vantagem que eles tem de poder empatar".

Pela Alemanha, Klinsmann disputou 108 jogos e marcou 47 gols, sendo 11 deles em 17 jogos em Mundiais.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos