Técnico dos EUA levanta polêmica: "foi tudo feito para favoritos avançarem"

Do UOL, em São Paulo

O técnico dos Estados Unidos, o alemão Jurgen Klinsmann, afirmou que os favoritos estão sendo beneficiados na Copa do Mundo, ao se referir à Alemanha, seleção da qual foi atacante e que é seu rival na terceira rodada do grupo G. A declaração foi dada após o empate entre Estados Unidos e Portugal por 2 a 2.

"Temos quatro dias para nos recuperar, eles [Alemanha] têm um dia a mais para se recuperar. Jogamos no Amazonas, e eles não precisaram viajar tanto. Foi tudo feito para os grandes favoritos avançarem e temos que fazer o caminho mais difícil, mas faremos", disse o treinador em entrevista após a partida.

A seleção americana é a que mais viaja na primeira fase da Copa do Mundo, entre as 32 equipes do Mundial. O primeiro confronto [vitória por 2 a 1 contra Gana] ocorreu em Natal, enquanto o empate com Portugal foi realizado em Manaus. A partida entre Estados Unidos e Alemanha será na Arena Pernambuco.

A Alemanha, por sua vez, goleou Portugal por 4 a 0 em Salvador e empatou por 2 a 2 com Gana em Fortaleza, ontem, antes de seguir ao Recife para encarar os americanos.

Com um dia a mais de descanso, a Alemanha joga por um empate contra os Estados Unidos para se classificar na primeira posição no grupo G. Esse resultado também classificaria os americanos com o segundo lugar do grupo - ambos têm quatro pontos.

Gana e Portugal, por sua vez, têm um ponto e se enfrentam em Brasília, buscando a vitória. Além de ganhar, as seleções precisam torcer para que o confronto entre americanos e alemães tenha um vencedor e ainda descontar o saldo de gols em relação à equipe perdedora para levar a segunda vaga para as oitavas.

"Falta de sorte"

Sobre a partida com os portugueses, Klinsmann considerou o gol de empate nos últimos segundos como "falta de sorte", mas elogiou a partida. "Foi um jogo extraordinário. Agora, temos um caminho mais duro. Temos que vencer a Alemanha e vamos fazer isso. Estamos confiantes, e agora vai ser uma nova final, mas a Copa do Mundo é assim", disse.

Klinsmann também agradeceu à seleção americana pelo desempenho contra os portugueses. "Meus jogadores são fantásticos, correram nos limites", elogiou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos