'Copa acaba para Espanha em estádio inacabado', critica jornal
Do UOL, em São Paulo
Já eliminada da Copa, a Espanha joga pela sua honra nesta segunda-feira, tentando se despedir com três pontos e sem o vexame ainda maior de ser lanterna de seu grupo. O palco da partida, no entanto, é alvo de críticas do jornal Marca, que destacou hoje os problemas de infraestrutura na Arena da Baixada, em Curitiba.
"A Copa acaba para a Espanha em um estádio inacabado", afirma a publicação. A acusação é que a Arena da Baixada caprichou onde as câmeras apontam e por onde os torcedores passam. Por trás disso, no entanto, o aspecto de canteiro de obras é o que impera.
"A Fifa se preocupou porque ficou bonita a parte que aparece na TV, e o campo, mas o interior do edifício é um caos de obras que não foram concluídas... e inclusive decisões arquitetônicas difíceis de se compreender", acusa o jornal.
Segundo o Marca, há escadas estreitas que causariam perigo em caso de evacuação, os banheiros são falhos, e há alguns com duas privadas no mesmo cubículo.
O jornal Ás destaca outro fator. Ele lembra que esta é a primeira vez que a Espanha joga em Curitiba em 64 anos, já que o time esteve na Copa de 1950 e atuou na capital paranaense contra os Estados Unidos.
Naquela ocasião, os espanhóis venceram por 3 a 1 o selecionado norte-americano na primeira fase. Posteriormente, encerraram sua participação na quarta colocação.