Colômbia x Japão em Cuiabá abre corrida por ingressos de sequência da Copa

Guilherme Costa

Do UOL, em Cuiabá (MT)

  • Guilherme Costa / UOL

    22.jun;2014 - Torcedor japonês usa fantasia e circula nas imediações da Arena Pantanal em busca de ingresso para jogo contra Colômbia na Copa de 2014

    22.jun;2014 - Torcedor japonês usa fantasia e circula nas imediações da Arena Pantanal em busca de ingresso para jogo contra Colômbia na Copa de 2014

Do estádio às ruas, com diferentes estratégias e tipos de abordagem. O jogo entre Colômbia e Japão, válido pela última rodada da fase de grupos da Copa de 2014, serviu como mote para Cuiabá iniciar uma prática que deve se repetir em outras sedes na sequência do Mundial: a busca por ingressos para as fases seguintes da competição.

Em Cuiabá, isso é mais evidente com colombianos. A seleção sul-americana venceu os dois primeiros jogos na Copa e já está classificada para as oitavas de final. Antes mesmo da última rodada e da definição das posições do Grupo C da Copa, torcedores começaram a buscar meios de comprar ingressos para os próximos duelos.

Jonathan Parra é um deles. O colombiano está em Cuiabá numa casa alugada, que custou R$ 3 mil por três dias, e divide o espaço com 54 pessoas. Ninguém tem ingressos para as oitavas de final da Copa. "Já estive em Belo Horizonte e em Brasília antes de vir para cá. Espero continuar no Brasil até o Rio de Janeiro, mas gostaria muito de encontrar entradas", disse o turista em alusão à sede da decisão do Mundial.

No último domingo, Parra levou uma faixa curiosa ao hotel em que a Colômbia ficará hospedada em Cuiabá. Enquanto esperava a chegada da delegação sul-americana, o turista de 22 anos exibia em uma bandeira de seu país um pedido: "Mamãe, venda a televisão e o Playstation 3. Vou ficar mais uns dias".

"Preciso desse dinheiro para tentar comprar ingressos. Vou ver os jogos nos Fan Fests se não conseguir entradas, mas gostaria muito de estar no estádio para ajudar a Colômbia", explicou o turista.

Atualmente, a Colômbia ocupa a primeira posição do Grupo C. Se os sul-americanos mantiverem o posto, jogarão contra o segundo da chave D no dia 28 de junho, às 17h (de Brasília), no Maracanã. Se passarem na vice-liderança, a próxima partida será em 29 de junho, às 17h, na Arena Pernambuco.

"Não tenho ingresso para as oitavas de final, mas espero encontrar. Acho que muitos torcedores que haviam comprado esperando que seus países passariam podem desistir", lembrou o colombiano Airo Piñeda.

A briga por ingressos para as oitavas de final, contudo, não é a única que move colombianos em Cuiabá. Muitos torcedores da equipe sul-americana não têm sequer entrada para o duelo com o Japão, que será realizado na Arena Pantanal às 17h da próxima terça-feira (horário de Brasília).

A estimativa oficial do governo colombiano é que 25 mil turistas do país passarão por Cuiabá até a noite de terça-feira. A capital mato-grossense será sede de quatro partidas da Copa, e a de terça-feira é a que teve mais ingressos vendidos para estrangeiros.

"Mas vão faltar ingressos para os colombianos. Teremos mais gente nas ruas de Cuiabá do que o estádio comporta", apostu Leonardo Mercado, que não tem ingresso para o jogo de terça-feira. "Ainda estou procurando. Espero que encontre até lá".

No sábado, antes de Bósnia e Nigéria jogarem na Arena Pantanal, um grupo de japoneses circulava nas imediações do estádio. Eram três homens, e todos buscavam ingressos para o jogo contra a Colômbia. "Decidimos muito em cima da hora que viríamos ao Brasil. Agora, estamos sem entrada para ver o Japão no estádio aqui", relatou um deles, que apostou em uma fantasia e num cartaz escrito em português para chamar mais atenção.

Ao contrário dos colombianos, os japoneses ainda não pensam em ingressos para as oitavas de final. O time asiático só avançará se vencer o jogo de terça-feira e a Costa do Marfim perder para a Grécia – se os africanos somarem um ponto, a vaga será definida nos critérios de desempate.

"Estamos preocupados com o jogo contra a Colômbia. Se passarmos, aí vamos buscar ingressos para as oitavas", completou o japonês fantasiado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos