PE cobra pontualidade à Fifa após atraso de Costa Rica na ida ao estádio

Carlos Madeiro

Do UOL, no Recife

O governo de Pernambuco enviou pedido ao Ministério da Justiça para que a pasta cobre da Fifa a pontualidade no deslocamento das delegações para os estádios.

Nessa sexta-feira (20), a delegação da Costa Rica atrasou 45 minutos no deslocamento no Recife, o que contribuiu decisivamente para aumentar os problemas de mobilidade de quem foi de carro ou ônibus à Arena Pernambuco.

Nessa sexta, a avenida Abdias de Carvalho, que liga a região central do Recife ao estádio, registrava congestionamento de mais de 10 km até minutos antes da partida. No momento em que a partida começou, às 13h, cerca de 15 a 20% dos lugares da Arena estavam desocupados. Durante o jogo, os lugares foram sendo ocupados.

"Ontem foi a prova de fogo quanto à mobilidade, e a única coisa que não foi prevista foi esse atraso. Assim que acabou o jogo, fizemos um relatório e encaminhamos ao ministério para que cobre, junto a Fifa, a pontualidade do horário. Isso atrapalha bastante",o coordenador de Controle e Comando Regional da Secretaria de Defesa Social, Alexandre Lucena.

Além do atraso da delegação, que ampliou o tempo de bloqueio das vias, o secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, Ricardo Leitão, atribuiu a dificuldade de acesso ao estádio por outros dois motivos: um acidente com um caminhão na BR 101 e o fluxo de veículos deixando a cidade no feriadão com destino ao interior –em Pernambuco, dia 24 de junho é feriado em comemoração a São João.

"Por isso fazemos o apelo e convocamos os torcedores para que usem os modais públicos para evitarmos situações assim", disse.

Segundo Leitão, a escolta das seleções é prioridade para a Polícia Rodoviária Federal. "Os torcedores podem atrasar, mas os jogadores não. A partida tem horário a ser cumprido. A Copa é comercializada em mais de 200 países. Por isso a prioridade é dada às delegações", afirmou.

Pelas redes sociais, muitos torcedores relataram o drama para assistir o jogo entre Costa Rica e Itália, nessa sexta-feira. Uma internauta filmou o momento em que muitos torcedores que estavam em ônibus desceram dos veículos para ir a pé ao estádio, mesmo estando a 12 km de distância.

O dirigente do Santa Cruz Constantino Júnior também postou imagem com torcedores com a camisa da Itália correndo em direção à Arena. "Motoboys estão fazendo a festa. Os gringos tão descendo dos ônibus e pagando 50 reais pra irem de moto até a Arena", contou.

O comentarista esportivo Aderval Barros disse também pelo Twitter que se atrasou . "Ainda estamos na Abdias subindo o viaduto. Vendo o jogo na TV do telefone. Isso é uma vergonha", postou.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos