Costa Rica desembarca sem torcida e cita menosprezo no 'grupo da morte'

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

  • Samir Carvalho/UOL

    "Zebra da Copa", Costa Rica desembarca na cidade de Santos no início da madrugada deste sábado

    "Zebra da Copa", Costa Rica desembarca na cidade de Santos no início da madrugada deste sábado

Após vencer a Itália por 1 a 0 na Arena Pernambuco, nesta sexta-feira, em Recife, e conquistar a classificação com antecedência para as oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, a Costa Rica desembarcou na cidade de Santos, onde está hospedada durante a competição, no início da madrugada deste sábado sem muito glamour. Isso porque os torcedores costarriquenhos não foram receber os heróis de seu país.  

A ausência da torcida para festejar a chegada da Costa Rica tem uma explicação. Cerca de 180 torcedores, que estão hospedados em Santos, decolaram de Recife no voo seguinte da delegação costarriquenha e, por isso, só devem desembarcar no litoral paulista no fim da madrugada deste sábado.

No desembarque, além de não esconder a alegria de conquistar a classificação antecipada, o elenco costarriquenho desabafou ao dizer que sentiu o menosprezo por ser considerado o "azarão" do grupo da morte. Quando ocorreu o sorteio para a Copa do Mundo, a Costa Rica era apontada como o 'saco de pancadas' de uma chave com três campeões mundiais – Uruguai, Itália e Inglaterra.

"Sim (se sentiram menosprezados?), por muitas coisas, falaram muito de nós. Isso nos tocou, sabíamos que poderíamos vir aqui, vínhamos com humildade, trabalhamos e fomos premiados. Esse grupo foi premiado a conseguir coisas muito boas, com os pés no chão, sabendo que podemos alcançar mais coisas", afirmou o zagueiro Michael Umaña.

"O mais importante é que estamos convencidos de que poderíamos fazer história, passar de fase seguinte e agora estamos aqui, sonhando. É um esforço do grupo, da equipe, sabemos que podemos alcançar coisas importantes no Mundial e nos preparamos, com consciência. Todas as críticas e comentários a nós, tomamos como um apoio bom, foi o que nos deu força para conseguir os dois resultados importantes", completou.

O treino da Costa Rica, que estava programado para a manhã deste sábado, não foi confirmado pela assessoria de imprensa da seleção. A delegação costarriquenha receberá uma homenagem da Prefeitura de Santos em um famoso clube da cidade na noite deste sábado. No entanto, o evento não contará com a presença dos jogadores.

A Costa Rica encerra sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo, diante da eliminada Inglaterra, na próxima terça-feira, às 13h (de Brasília), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

 "Esperamos que muito longe (onde chegar na Copa). Seria ainda mais bonito seguir, vamos passo a passo. Temos o terceiro jogo contra a Inglaterra e é pensar depois", disse Umaña.

Além de vencer a Itália, logo na primeira rodada, a Costa Rica já havia feito sua primeira vítima: atingiu com força o Uruguai. Impondo-se em campo, aproveitou a ausência de Luis Suarez e fez 3 a 1 na seleção bicampeã mundial.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos