Pais de D. Costa choraram com insultos em Salvador. "Ridículo", diz irmão

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em Curitiba

Estreia em uma Copa do Mundo, jogando como titular pela seleção campeã e no país natal. Foi esse o cenário vivido pelo atacante Diego Costa na tarde da última sexta-feira, em Salvador. Seria um sonho realizado, mas se transformou num pesadelo porque a camisa que ele vestiu foi a branca, da Espanha, e não a amarela do Brasil. Tão ruim quanto a impressionante e inesperada goleada da Holanda por 5 a 1, para Diego, foi ouvir vaias e xingamentos durante absolutamente toda a partida. E pior foi ver a família na arquibancada do estádio chorar e ser insultada por torcedores. É o que conta com revolta Jayr Costa, irmão mais velho do atacante brasileiro que resolveu se naturalizar espanhol.

"A gente ficou triste. Não tem outra palavra, ficamos muito tristes", conta Jayr, que esteve com a mãe Josileide da Silva Costa, com o pai José Dias Costa e com outros parentes nas arquibancadas da Arena Fonte Nova. "A gente esperava que vaiassem, como o Diego já tinha falado, mas não esperava que fosse daquele jeito. Foram muitos xingamentos, chamaram de 'viado', de não sei o quê… achei ridículo", afirmou Jayr, de 27 anos, ao UOL Esporte.

E a mãe Josileide sentiu: "Minha mãe é muito emotiva. Ela chorou, chorou bastante. Ela é mãe... Era o filho dela que estava ali, ela ficou emocionada. Meu pai também ficou. Eles ficaram muito tristes. A gente está torcendo pelo Brasil, a gente é brasileiro, mora aqui, torce pelo Diego e pelo Brasil. A gente pensa até em mudar o pensamento quando acontece uma coisa dessas, mas é momento de raiva e de tristeza", fala Jayr.

O relato do irmão do atacante do Atlético de Madri menciona que os xingamentos não foram apenas a Diego, que estava em campo, mas também aos familiares, que vestiam a camisa da Espanha personalizada, com o nome do jogador. "A gente ficou bastante triste e teve que engolir seco. O pessoal via a gente com a camisa dele, com o nome dele, e gritava. E você tinha que ficar calado. A vontade era discutir, falar algumas coisas, mas não adianta, a gente sabe que não adianta", diz.

"A gente estava junto com torcedores normais, na arquibancada. E estávamos com bastante gente da família. Pais, muitos primos meus. Quase todos com a camisa dele. O pessoal quando percebeu que a gente era parente já começaram a falar diretamente para a gente. Chamaram ele de traíra, Diego 'viado', essas coisas... Fico triste por essas pessoas, são seres humanos que não têm amor", lamenta Jayr.

Diego Costa virou protagonista de um embate diplomático dentro do futebol. Foi um dos melhores atacantes brasileiros dos últimos dois anos, mas mesmo assim não conseguiu um lugar na seleção brasileira do técnico Luiz Felipe Scolari. Quando a seleção espanhola falou em convocá-lo, Felipão o chamou para dois amistosos. Vestiu a camisa amarela e jogou. Mas depois, negou-se a defender o Brasil, pois já aceitara o convite espanhol. Passou a ser, então, atacante da seleção de Vicente Del Bosque.

Na partida de sexta-feira, Diego Costa sofreu recepção que entra para a história das Copas do Mundo. Talvez nenhum outro jogador tenha enfrentado tantas vaias e insultos com a particularidade do episódio da Fonte Nova, em que a torcida se voltou contra um jogador, e não contra um time, em outras edições do torneio. E Diego foi afetado. Mostrou-se nervoso, demonstrou agressividade e pediu silêncio à torcida após sofrer o pênalti que cavou. Depois da goleada sofrida, desabafou. Disse que só ele sabe o que motivou a escolha pela Espanha.

Jayr diz que se surpreendeu pelas vaias no Nordeste. Diego Costa e seus familiares nasceram em Lagarto, no interior de Sergipe, onde pai, mãe e irmão moram até hoje. A família diz que só esperava uma recepção tão negativa em estados mais distantes. "A gente não esperava daquela forma na Bahia. É Salvador, faz parte do Nordeste. Ele é nordestino, e a gente pensou que o Nordeste estaria torcendo por ele. Se fosse São Paulo, Rio, até poderia ser diferente, mas não no nordeste", surpreende-se.

Assim como diz que a decisão de defender a seleção espanhola foi de Diego, sem participação da família, Jayr tem dúvidas se o irmão seria convocado por Luiz Felipe Scolari em outras oportunidades, da mesma forma que não tem certeza se o irmão estaria na Copa do Mundo hoje caso tivesse decidido representar o Brasil.

"A gente fica com aquela coisa, em cima do muro, pelo que aconteceu. Foi convocado para dois amistosos, Itália e Russia, e teve pouco tempo de jogo. Quando teve a Copa das Confederações a gente não esperava ele ser convocado. Mas como teve alguns amistosos depois, a gente esperava. 'Vão dar mais uma oportunidade pra ele', a gente pensou. Aí teve a convocação, ele [Felipão] não chamou meu irmão. Fred se machucou, Pato foi chamado. Por essas coisas, falo por mim, a gente ficou em cima do muro. 'Será que ele vai?' E depois que a seleção espanhola demonstrou interesse o Felipão viu que estava fazendo algo de errado, acho", avalia Jayr.

Depois do episódio que causou tristeza à família, Jayr chegou a conversar com o irmão Diego, mas só por mensagens de texto. E o atacante, pelo que conta o irmão mais velho, não se mostrou abalado. "Conversou, falou. Não foi nem por telefone, foi por mensagem. Ele disse que estava tranquilo, disse que já esperava isso", diz. "Ele é um cara sossegado, humilde, tem um coração enorme. O pessoal fala isso porque não o conhece, fala por ódio. É um povo que não adiantava discutir", diz o irmão do jogador, em defesa.

Apesar da recepção na intensidade inesperada, Jayr afirma que a família não pensa em deixar o Brasil e morar na Europa com Diego. O irmão também despista sobre uma possível transferência do Atlético de Madri para o Chelsea, da Inglaterra. "Não, não, até pelos meus pais, que são daqui. Nisso nós não pensamos, não. A gente está muito bem resolvido no Brasil, não teria por que mudar para a Europa".

Depois do desastre na estreia, a seleção espanhola enfrenta o Chile na quarta-feira, no Maracanã. Os espanhóis realizam os treinos no CT do Caju, do Atlético-PR, em Curitiba.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos