Colômbia põe a Grécia para dançar com vitória e 'Armeration' na estreia

Do UOL, em São Paulo

Parecia Bogotá, mas era Belo Horizonte. O Mineirão se vestiu de amarelo para a estreia da Colômbia, que se sentiu em casa. E a torcida, que deu show nas arquibancadas e imitou os brasileiros ao cantar o hino 'à capela', foi recompensada. Vitória por 3 a 0 e muita dança nas comemorações. Com direito até a 'Armeration'.

Começo promissor para uma seleção que chegou à Copa sob desconfiança após perder seu principal jogador. E que, apesar de ser cabeça de chave, só avançou às oitavas de final em uma oportunidade, em 1990.  Classificação que pode ser encaminhada na próxima quinta-feira, quando a Colômbia enfrenta a Costa do Marfim em Brasília pelo grupo C. No mesmo dia, a Grécia encara o Japão em Natal.

As fases do jogo: Pressão na saída de bola e muita correria nos minutos iniciais. Foi a receita da Colômbia, que não deixou a Grécia respirar. Quando os europeus perceberam, já estavam atrás no marcador e quase levaram o segundo. O ritmo frenético, porém, caiu na metade da etapa inicial e permitiu que os gregos crescessem no jogo, controlando o meio-campo. O empate só não veio graças a grande defesa do goleiro Ospina, que salvou em chute de Kone.

Tudo o que a Grécia preparou para o segundo tempo durante o intervalo caiu por terra com mais um gol no reinício de jogo, marcado por Gutiérrez após escanteio. Os europeus ainda tentaram descontar na base da pressão, mas a falta de pontaria de seus atacantes e o desgaste devido ao calor de um jogo às 13h impediram qualquer reação. O gol de James Rodríguez, no minuto final, foi o fecho perfeito de uma estreia de sonhos para os colombianos.

O melhor: Gutiérrez – Único atacante do esquema 4-5-1 da Colômbia, deu muito trabalho à defesa grega na base da velocidade. Ainda mostrou oportunismo ao completar para as redes após escanteio.

O pior: Gekas – Sumido na maior parte da partida, o atacante grego fez o mais difícil na única chance que teve. Sozinho na pequena área, cabeceou no travessão. Acabou substituído no segundo tempo.

A chave do jogo: Gols no início dos dois tempos. O 'abafa' colombiano no início das duas etapas surtiu efeito. Os dois tentos precoces obrigaram os gregos a entrar na correria colombiana.

Toque dos técnicos: José Pekerman apostou na correria colombiana contra a lenta defesa grega. Marcou a saída de bola adversária para sair em velocidade no contra-ataque. Já os europeus apresentaram um estilo de jogo mais cadenciado, com qualidade na armação com Samaras e Kone.

Para lembrar:

Armeration. Lateral colombiano lembrou os bons tempos do Palmeiras e comemorou seu gol com uma dancinha – a primeira desta Copa do Mundo.

Falcao na torcida. Cortado por lesão, o craque da seleção colombiana deu um jeito de participar da Copa do Mundo. Foi ao Mineirão para torcer pelos companheiros e mostrou ser 'pé quente'.

Como ele se chama? Jogador do Olympiacos, o grego Holebas apresentou uma grafia diferente de seu nome na camisa utilizada neste sábado: virou Cholevas

COLÔMBIA 3 X 0 GRÉCIA

Colômbia: Ospina; Zuniga, Zapata, Yepes e Armero (Santiago Arias); Carlos Sánchez, Aguilar (Mejía), Cuadrado, James Rodríguez e Ibarbo; Gutiérrez (Jackson Martínez). Técnico: José Pekerman

Grécia: Karnezis; Torosidis, Manolas, Sokratise Holebas; Maniatis, Katsouranis e Kone (Karagounis);  Samaras, Salpingidis (Fetfatzidis) e Gekas (Mitroglou).  Técnico: Fernando Santos

Data: 14/06/2014 - 13h
Local: Mineirão (Belo Horizonte)
Árbitro: Mark Geiger (EUA)
Auxiliares: Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)
Cartões amarelos: Carlos Sánchez (Colômbia); Sokratis e Salpingidis (Grécia)
Gols: Armero, aos 6 min do 1º tempo, Gutiérrez aos 13 min e James Rodríguez aos 47 min do 2º tempo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos