"Foi pênalti claro", diz Fred sobre lance polêmico contra a Croácia

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

  • Rodrigo Mattos/UOL

    Imagem mostrada por Massimo Bussacca para defender marcação do pênalti sobre Fred contra a Croácia

    Imagem mostrada por Massimo Bussacca para defender marcação do pênalti sobre Fred contra a Croácia

O atacante da seleção brasileira Fred afirmou em entrevista ao site da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que não se jogou no lance que originou o pênalti marcado na vitória do Brasil sobre a Croácia, na última quinta-feira, em São Paulo. Neymar converteu a cobrança e marcou o segundo gol do Brasil, que venceu o jogo por 3 a 1.

"Foi pênalti claro. Não existe mais pênalti ou menos pênalti.A Fifa mandou comissão de arbitragem aqui. Disse para não agarra-agarra, que ia dar pênalti", afirmou o atacante. "Eu não sou jogador de ficar caindo", completou.

O pênalti em Fred na abertura da Copa do Mundo revoltou Niko Kovac, técnico da seleção croata. Na entrevista coletiva após o jogo, ele reclamou fortemente do lance: "Se isso é um pênalti, não precisamos mais jogar futebol. Vamos jogar basquete então. É uma vergonha", esbravejou.

No lance, Corluka vê Fred tentar dominar a bola à sua frente na área. O brasileiro, já caindo, é tocado pelo defensor croata, mas há dúvidas se a força seria suficiente para que Fred caísse no gramado.

"Eu recebi uma carga no ombro esquerdo que me impediu de fazer o gol. Eu estava dentro da pequena área. Foi pênalti claro. Vi muita gente falando que não foi pênalti, mas teve sim a carga e foi suficiente para me tirar da bola para fazer o gol", afirmou Fred em vídeo gravado para o site CBF.

O atacante foi o único jogador da seleção que não deu entrevistas após a partida contra a Croácia. Ele foi sorteado para fazer o exame antidoping e não passou pela área de zona mista, onde ficam os jornalistas. 
 

Árbitro perdoado
O chefe de árbitros da Fifa, Massimo Bussacca, afirmou que o pênalti sobre Fred, na estreia da seleção brasileira contra a Croácia, foi marcado porque não são permitidos agarrões na área. Sua alegação é que, com isso, criou-se uma situação duvidosa. Assim, ele perdoou o juiz japonês Yuichi Nishimura, embora não confirme se houve pênalti. Mas ele não confirmou se o árbitro voltará a ser escalado.

Ao explicar os procedimentos para os árbitros, Bussacca mostrou uma foto em que o croata segura o braço de Fred. Houve de fato contato, mas imagens em vídeos mostram que foi fraco e não suficiente para derrubar o centroavante brasileiro.

"O árbitro teve essa imagem. Ele tem que se concentrar no gesto. E quando ele (árbitro) vê o jogador fazendo alguma coisa, ele não é o defensor e o atacante para dizer quanto foi e quanto não foi a carga (suficiente para derrubar). Tinha boa posição. Mostrei a eles que não queríamos ver agarrões nesse nível de competição", afirmou o chefe dos árbitros.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos