Pênalti em Fred entra para lista de lances controversos do Brasil em Copas

Do UOL, em São Paulo

O Brasil sofria contra a Croácia, na abertura da Copa do Mundo de 2014, e só empatava até os 25 minutos do 2° tempo. Foi quando Fred caiu na área, enquanto cercado por Corluka, e o árbitro japonês Yuichi Nishimura apitou pênalti. Controverso, polêmico. Mais um lance que favoreceu o Brasil em um Mundial entre diversos outros duvidosos.

Fred disse que foi puxado. Felipão defendeu seu atacante. Niko Kovac, técnico da Croácia, só não falou que foi "roubado", mas esbravejou para todos os lados.

A Copa começou polêmica, e com o Brasil envolvido. Relembre, abaixo, outras situações em Copas nas quais a seleção brasileira se deu bem com uma suposta ajuda do apito:

Lances controversos a favor do Brasil em Copas
  • 1- ENTROU? NÃO VI
    1938: A segunda partida das quartas de final entre Brasil e Tchecoslováquia estava tensa, com 1 a 1 no placar no começo do segundo tempo. Em um chute rasteiro de Senecky, o goleiro Walter se atrapalhou e deixou a bola entrar. Sorte do Brasil que o árbitro francês não viu, e Roberto, pouco tempo depois, marcou o gol da vitória brasileira.
  • 2- PASSINHO MALANDRO
    1962: Para eliminar a Espanha nas quartas, o Brasil contou com 1) passinho de Nilton Santos para fora da área após cometer falta; 2) gol legal anulado no cruzamento da mesma falta, de Peiro, de bicicleta, por impedimento inexistente
  • 3- MANÉ ABSOLVIDO
    1962: Garrincha foi expulso por indisciplina contra o Chile - deu um chute em Rojas. Mané deveria cumprir suspensão automática na final, mas a Fifa deu uma "forcinha". Alegando falta de provas, autorizou o craque a jogar.
  • 4- CEGUEIRA COLETIVA
    1982: Dois pênaltis claros não foram marcados contra o Brasil na virada de 2 x 1 sobre a União Soviética em 1982, na fase de grupos.
  • 5- SAIU. MAS ENTROU
    1986: O espanhol Michel chutou bola no travessão no duelo com o Brasil. Ela quicou dentro do gol e voltou, o auxiliar holandês Jan Keizer não validou o gol, e o juiz australiano Christopher Bambridge acatou. Vitória por 1 a 0 do Brasil.
  • 6- DENTRO DA ÁREA?
    2002: O Brasil estava empatando em sua estreia na Copa contra a Turquia, quando Luizão conseguiu cavar um pênalti. O jogador foi derrubado por Alpay e o árbitro Young Joo Kim marcou a penalidade, que foi convertida por Rivaldo. No entanto, o que o árbitro não viu foi que o lance aconteceu fora da área.
  • 7- QUEM É QUE SOBE?
    2002: Wilmots sobe para a Bélgica e marca de cabeça contra o Brasil nas oitavas de final. O árbitro jamaicano Peter Prendergast apita: falta sobre Roque Júnior, que só ele viu. O Brasil acabaria vencendo por 2 a 0.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos