Palavrões e ousadia: Neymar ensaia boca suja e novos dribles em treinos

Luiza Oliveira, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

Ele brinca o tempo inteiro com a bola, como uma criança. Mas xinga como um adulto desbocado. Neymar tem mostrado essas facetas diferentes nos treinos na Granja Comary. E esses dois lados apareceram na goleada do Brasil sobre o Panamá, por 4 a 0, na última terça.

O atacante fez um golaço de falta, deu dribles desconcertantes e xingou o árbitro Raul Orozco, que deu cartão amarelo para o jogador do Barcelona. Após ser advertido pelo juiz, ele mandou um "vai tomar no…".

Essa combinação de habilidade e xingamentos tem sido repetida frequentemente pelo jogador do Barcelona nos treinamentos da seleção brasileira. Enquanto ele espera sua vez de nos treinos de finalização, por exemplo, não desgruda da bola. Faz malabarismos e testa dribles.

Neymar quer tanto a bola que, muitas vezes, quando está sem ela, xinga quem não dá um passe para ele. Normalmente, o atacante do Barcelona fala mais palavrões do que seus colegas nos treinos.

"Oscar, passa a bola, viado" e "p… que pariu", estão entre as reações de Neymar quando não recebe passes de seus colegas nos treinamentos em Teresópolis.

Nesta quinta, no último trabalho antes do amistoso desta sexta com a Sérvia, em São Paulo, o craque também não controlou a língua. "Filha da p…", soltou Neymar, depois de acertar a trave numa cobrança de falta.

Pouco depois, quando o trabalho acabou, ele deu cinco dribles curtos, tão rápidos que é difícil descrevê-los. Bonito de ver, como um pênalti que ele bateu num dos treinos para enfrentar o Panamá, sem tomar distância e usando o pé de apoio para bater na bola.

O atacante não incomoda os companheiros com sua boca suja. O problema é quando ele usa o repertório para reclamar com os árbitros ou adversários. Felipão teme que seus jogadores levem cartões desnecessários.

"Não é só o Neymar. Falo para todos, eles têm que respeitar o juiz, as regras do jogo. Não vou falar separadamente com o Neymar, ele faz parte do grupo", disse Felipão sobre o risco de o atacante receber cartões desnecessários.

E a preocupação de Scolari tem fundamento. Durante a Copa do Mundo, o jogador que receber dois cartões amarelos será suspenso automaticamente do jogo seguinte. "Não podemos errar neste sentido", encerrou o técnico.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos