Médico afasta risco de cortes e vê seleção fisicamente inteira para a Copa

Gustavo Franceschini, Luiza Oliveira, Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis *

*Texto atualizado às 13h43

Luiz Felipe Scolari sabia no início da semana que alguns jogadores chegariam a Teresópolis com recuperações recentes de lesões. A lista de atletas recém-curados inclui Neymar, Oscar, Maicon e Jô.  Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o médico da seleção brasileira, José Luiz Runco, tranquilizou o treinador e informou que nenhum jogador corre risco de corte.

"No momento todos se encontram em perfeitas condições, logicamente com algumas análises individuais", disse o médico.

Runco acrescentou que o desgaste físico apresentado pelo grupo era previsto devido à sequência de jogos na temporada, mas frisou que todos os atletas superaram problemas físicos.

"Todos estão presentes e nenhum em vias de corte", enfatizou.

Neymar, por exemplo, sofreu lesão no pé em abril e desde então foi tratado com cuidado pelos departamentos médicos do Barcelona e seleção brasileira.

Depois da contusão no pé, Neymar disputou uma partida pelo Barcelona, entrando na segunda etapa contra o Atlético de Madrid, pelo Campeonato Espanhol.

"O Neymar está totalmente recuperado", disse Runco.

Maicon e Jô também apresentam histórico recente de lesões.

Outro que enfrentou lesão recente foi Oscar. O meia acusou dores musculares na coxa, ficando fora de jogos do Chelsea no fim da temporada europeia. Boatos de que o meia seria cortado fizeram Oscar se pronunciar oficialmente na terça, comunicando que está garantido para o Mundial.

Runco tratou com ironia às especulações de eventuais cortes por lesão.

"Soube que cortaram o Maicon, Oscar e Jô. Espetacular. Todos estão presente. Nenhum encontra-se em via de corte. Pode acontecer de ser cortado, mas no momento nenhum atleta tem chance de corte".

Os primeiros dias da seleção em Teresópolis foram reservados para exames médicos. Nesta quarta-feira foi feito o primeiro treino com bola entre os jogadores de linha.

Amistoso contra o Panamá, dia 3

A meta inicial da comissão médica é igualar o grupo fisicamente. Para atingir esse objetivo, alguns atletas poderão ter tratamento específico e mais longo.

O preparador físico Paulo Paixão aguarda novas avaliações para ter uma noção de quem será aproveitado no amistoso contra o Panamá, dia 3 de junho, em Goiânia.

"Eles se apresentaram clinicamente muito bem. Se alguém ficar fora do amistoso, vocês ficarão sabendo. Se ficar fora do amistoso, é porque o jogador estará fazendo algum trabalho especifico de recuperação".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos