Famoso físico diz ter a 'fórmula secreta' para a Inglaterra vencer a Copa

Do UOL, em São Paulo

  • EFE/Facundo Arrizabalaga

    Stephen Hawking sofre com uma doença degenerativa que paralisou os músculos do seu corpo

    Stephen Hawking sofre com uma doença degenerativa que paralisou os músculos do seu corpo

Stephen Hawking, um dos mais respeitado físicos da atualidade, disse ter uma 'fórmula secreta' para que a Inglaterra tenha mais chances de vencer a Copa do Mundo, apesar de não ser apontada como uma das principais favoritas. Aos 72 anos, ele sofre com uma grave doença, mas fez análises elaboradas sobre aspectos políticos, psicológicos e até mesmo sobre as cores dos uniformes dos times para chegar a uma conclusão. De quebra, ele chamou o uruguaio Luis Suárez de "bailarina".

"Estatisticamente, o uniforme vermelho da Inglaterra é mais vitorioso e também deveríamos jogar no 4-3-3 em vez do 4-4-2. Psicólogos alemães descobriram que o vermelho faz os adversários se sentirem mais acuados, pois a cor mostra uma maior agressividade e dominância", explicou Hawking.

Por outro lado, o físico admitiu que jogar no Brasil, tão longe de casa, poderá ser um problema: "Como todos os animais, a seleção inglesa é uma criatura que tem hábitos. Estar perto de casa reduziria as diferenças culturais. Nós jogamos melhor em climas temperados e de baixa altitude".

Após mais algumas análises, ele acabou cutucando o atacante uruguaio Luis Suárez, do Liverpool: "Os dados mostram também que devemos torcer para que árbitros europeus apitem os nossos jogos. Árbitros europeus são mais simpáticos ao estilo de jogo da Inglaterra e menos simpáticos com 'bailarinas' como o [Luis] Suárez".

Por fim, ele explicou até mesmo como se deve bater um pênalti, sempre que possível usando atacantes: "A chave do sucesso em um pênalti é dar uns três passos e colocar alguma aceleração na bola, mas velocidade não é nada sem colocação".

Hawking tem uma doença degenerativa que paralisou os músculos do seu corpo, mas não afetou de nenhuma forma o seu desempenho intelectual. Para se comunicar, ele usa sensores na bochecha e nos óculos, e assim consegue formar as palavras no computador.

Veja abaixo as suas previsões:

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos