Depois de esconder o jogo, Argentina mostra descontração e nenhuma novidade

Carolina Juliano

Do UOL, em Buenos Aires

No primeiro treino aberto à imprensa, a seleção argentina de Alejandro Sabella mostrou seriedade, muita descontração e nenhuma novidade com relação às formações da equipe nos últimos amistosos.Depois de esconder o jogo por dois dias e não falar nada sobre a preparação, que começou na segunda-feira (26), para a Copa do Mundo do Brasil, a Argentina apareceu treinando com Sergio Romero; Pablo Zabaleta, Federico Fernández, Ezequiel Garay e Marcos Rojo; Fernando Gago, Javier Mascherano e Maxi Rodríguez (no lugar de Di Maria, que se apresenta só na sexta-feira); Sergio Agüero, Gonzalo Higuaín e Lionel Messi.

Nos 30 minutos de treinamento que foram abertos à imprensa, prevaleceu o trabalho tático defensivo com o técnico Sabella falando e gesticulando muito com sua equipe e exigindo duas situações da defesa: primeiro saindo com a bola a partir do goleiro Sergio Romero, e depois ao contrário, detendo os atacantes Messi, Agüero e Higuaín.

Defesa em peso

Os oito defensores do grupo estiveram em campo, o que provocou dúvida entre a imprensa local sobre os 3 jogadores que deverão ser cortados na próxima segunda-feira (2). Jornalistas argentinos apostavam que Sabella escolheria três defensores, mas pelo trabalho intenso da defesa que ele tem feito até agora, as apostas se voltaram para os meio-campistas.

Dos 26 convocados, quatro ficaram de fora dos treinos de hoje: o goleiro Agustín Orión,  Ezequiel Lavezzi , que fizeram exercícios físicos; Augusto Fernández, que se recupera de uma lesão; e Ángel Di María, que já está na Argentina, mas só se junta ao grupo na próxima sexta-feira porque ganhou uns dias de folga por ter jogado a final da Liga dos Campeões da Europa.

Imprensa do mundo todo

Mais de 200 jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas do mundo todo fizeram fila nos portões do centro de treinamento de Ezeiza na manhã desta quarta-feira mostrando que a Argentina é sempre candidata ao título e desperta muito interesse por parte da mídia. Como não poderia deixar de ser, a imprensa internacional tinha o foco voltado para Lionel Messi e quando ele deixou o treino antes do fim, câmeras e fotógrafos correram para acompanha-lo ignorando a presença da outra parte do time ainda em campo.

Após o treinamento, os jogadores Javier Mascherano, Fernando Gago e Maxi Rodríguez foram designados para dar a primeira entrevista coletiva do grupo. Otimistas e motivados, falaram dos primeiros dias de treinamento, da expectativa de jogar no Brasil e de como é ter Neymar como adversário. O centro de treinamento de Ezeiza só deverá ser aberto novamente à imprensa no próximo sábado (31).

Apesar de Messi ser o foco de todos, os jogadores argentinos preferem dividir a responsabilidade. "O grande nome é Messi, mas temos obrigação de ganhar e passar de fase. Não podemos jogar toda a responsabilidade para ele", ressaltou Maxi Rodríguez. 

Já Mascherano prevê uma grande Copa do Mundo para a Argentina. "Temos capacidade de fazer coisas grandes. Há condições de fazermos um grande Mundial, o resto é com a gente", completou. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos