Espanha desiste dos 23 da Copa e confusão cria mistério para lista final

Do UOL, em São Paulo

Seleção Espanhola de Futebol
Seleção Espanhola de Futebol

Toda a imprensa espanhola aguardava ansiosamente pela coletiva de Vicente Del Bosque, que anunciaria neste domingo os 23 convocados que jogariam o amistoso contra a Bolívia e - consequentemente - a Copa do Mundo. Só que o técnico surpreendeu e chamou 19 atletas, sendo que um deles, Deulofeu, sequer consta na pré-lista enviada a Fifa no último dia 13.

Entre os chamados, não há nenhum jogador de Real Madrid ou Atlético de Madri, que fizeram no último sábado a final da Liga dos Campeões. Pré-convocado, Diego Costa deixou o jogo machucado e é a principal dúvida da lista - além das questões físicas, pela disputa com Fernando Torres, Negredo, Llorente e Villa.

"Temos até o dia 2 para enviar a lista definitiva para a Fifa. Por que vamos fazer isso antes do tempo?", questionou Del Bosque, na coletiva. "Temos oito potenciais jogadores que se unirão a esta lista. Ficaremos com 26 e descartaremos três depois do jogo com a Bolívia", tentou explicar.

"Não há nenhum jogador descartado", completou, enigmático, ao ser indagado sobre as ausências de Negredo e Navas, astros do Manchester City e presenças frequentes nas listas anteriores.

A Espanha enfrenta a Bolívia no próximo dia 30, teste que deve ser definitivo para alguns jogadores novatos - casos de Iturraspe e Moreno. Depois, está marcado um jogo contra El Salvador dia 7 de junho e contra França dia 4 de junho, ambos já com a lista final de 23.

Sobre a presença de Deulofeu - promessa do Barcelona que fez grande temporada emprestado no Everton - Del Bosque foi vago ao justificar sua presença entre os selecionáveis. "Temos confiança nele. Se amanhã tivermos que tirar de alguém, estaria entre os primeiros da lista", explicou.

Vale ressaltar que após o envio da convocação final para Fifa (no dia 2 de junho) se algum jogador precisar ser cortado - por motivo de lesão - o substituto não precisa estar na lista dos pré-convocados: pode ser qualquer jogador a escolha do técnico.

Veja os convocados da Espanha para o amistoso contra a Bolívia:

Goleiros: Reina (Napoli-ITA) e De Gea (Manchester United-ING)

Zagueiros: Piqué (Barcelona-ESP), Albiol (Napoli-ITA), 

Laterais: Alba (Barcelona-ESP), Azpilicueta (Chelsea-ING) e Moreno (Sevilla-ESP)

Volantes: Javi Martinez (Bayern de Munique-ALE), Busquets (Barcelona-ESP) e Iturraspe (Athletic Bilbao-ESP)

Meias: Deulofeu (Everton-ING), Xavi (Barcelona-ESP), Iniesta (Barcelona-ESP), Cazorla (Arsenal-ING), Fabregas (Barcelona-ESP), Mata (Manchester United-ING) e David Silva (Manchester City-ING)

Atacantes: Pedro (Barcelona-ESP) e Fernando Torres (Chelsea-ING)

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos