Copa deve aumentar em R$ 2 bi a venda de cerveja e refrigerante

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Jamie Squire/Getty Images

    Torcedor bebe cerveja na Copa de 2010: venda cresceu 16,5% na África do Sul durante o torneio

    Torcedor bebe cerveja na Copa de 2010: venda cresceu 16,5% na África do Sul durante o torneio

Quase R$ 2 bilhões em cervejas e refrigerantes. É isso o que brasileiros devem consumir durante o mês de junho e julho só por causa da Copa do Mundo de 2014. O valor foi apurado por uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen Sport Track, especializada em levantamentos sobre a influência do esporte no mundo dos negócios.

A pesquisa da Nielsen, a qual o UOL Esporte teve acesso, aponta que 63% da população brasileira costumam consumir bebidas, doces e salgadinhos assistindo a jogos de futebol. Dessas, mais da metade tomam refrigerante, cerveja ou os dois quando param para ver uma partida.

Esse "costuma nacional", aliado aos 31 dias de Copa do Mundo, criará no Brasil um período extraordinário de boas vendas de comida e bebida durante o ano, de acordo com as previsões da Nielsen. Segundo a consultoria, a Copa criará uma oportunidade adicional para vendas de R$ 1,2 bilhão em cervejas e de R$ 740 milhões em refrigerantes.

"É como se em 2014, tivesse uma Páscoa ou um carnaval a mais por causa da Copa", afirmou Otavio Carvalho, analista de mercado da Nielsen. "A oportunidade de venda de R$ 1,2 bilhão em cerveja diz respeito só ao que pode ser vendido além do que já seria sem a realização do Mundial no Brasil."

Carvalho explicou que, por causa da Copa, serão criadas mais oportunidades de confraternização: "há feriados, as pessoas ficam mais em casa e é natural que comprem mais coisas", explicou. "Cerca de 75% dos brasileiros vão assistir aos jogos da Copa em casa. Vão tomar e comer algo."

Ainda segundo o levantamento da Nielsen, a venda de pipoca, salgadinho, biscoitos, sucos, amendoim e até de café deve aumentar por causa da Copa. Em 2010, a própria Nielsen levantou o impacto do Mundial na África do Sul: a venda de cerveja cresceu 16,5% no país na comparação entre junho e junho de 2009 com junho e julho de 2010; a venda de salgadinhos aumentou 9,2%.

"Não podemos dizer ainda qual será esse aumento no Brasil, mas não será muito diferente", complementou Carvalho. No Brasil, a Copa de 2010 já colaborou para um crescimento de 15% na venda de cervejas durante o torneio.

Potencial do consumo na Copa do Mundo
63%

da população

assiste a futebol consumindo cerveja, refrigerante, salgadinhos etc

43%

consomem refrigerante

Isso pode aumentar em R$ 740 milhões o consumo desse produto durante a Copa do Mundo de 2014

37%

consomem cerveja

O fato pode aumentar em R$ 1,2 bilhões a venda da bebida na Copa

22%

consomem salgadinhos

Só a venda desse produto pode crescer R$ 46 milhões

16,5%

mais cerveja

foram consumidas na África do Sul durante a Copa de 2010

9,2%

mais salgadinhos

foram consumidos na África só no período do último Mundial

Fonte: Nielsen Sport Track

Oficiais e eletrônicos

O analista da Nielsen afirmou também que não é só a venda de bebidas e comidas que aumenta na Copa. A mesma pesquisa da Nielsen sobre consumo e o Mundial de 2014 aponta que 43% dos brasileiros pretendem comprar algum produto oficial do torneio: camisetas, bonés, chaveiros e mochilas licenciados pela Fifa ou até camisas oficiais de equipes que virão ao Mundial.

A venda de televisão também aumenta por causa do torneio. "A venda de TVs já superou a expectativa da indústria. O esporte, principalmente o futebol, tem uma forte ligação com o consumo no Brasil. Todo mundo quer assistir à Copa do Mundo num televisão nova", explicou Carvalho.

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