Rio é a campeã de feriados na Copa. Veja quando você vai ficar em casa
José Ricardo Leite
Do UOL, em São Paulo*
-
Julio Cesar Guimarães/UOL
Rio estimula transporte público para o Maracanã e usa feriado para facilitar acesso
Poucos feriados integrais, mas uma enxurrada de pontos facultativos ou dias de expediente reduzido. Assim está organizada até agora a agenda das 12 cidades sede durante a Copa do Mundo no que diz respeito à possibilidade de reduzir ou abonar a jornada de trabalho amparada pela Lei Geral da Copa.
De acordo com o artigo 41º da lei, "A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que sediarão eventos poderão declarar feriados nos dias de ocorrência de jogo em seu território".
Via município ou Estado, as 12 cidades que receberão jogos no Mundial já têm praticamente definidos os cronogramas para todo o Mundial. Somente três delas (Fortaleza, Cuiabá e Natal) ainda não divulgaram os detalhes dos procedimentos durante a segunda fase do torneio.
Apenas Rio de Janeiro (três dias no total), Fortaleza (dois por enquanto) e São Paulo (um dia) decidiram até agora dar feriado excepcional (integral ou depois das 12h) em algum dia de jogo (sem levar em conta datas que já são feriados nacionais ou estaduais). Em todos os casos, foram referentes a partidas realizadas nessas praças.
Em virtude de uma norma aprovada na Câmara Municipal, São Paulo terá feriado apenas no dia da abertura da Copa, no jogo Brasil x Croácia, no Itaquerão, no dia 12. Fortaleza optou por feriado integral no jogo que lá ocorre da seleção na primeira fase (Brasil x México, dia 17) e parcial, a partir das 12h, em uma partida curiosa: Grécia x Costa do Marfim, no dia 24, uma terça-feira.
A explicação é a de que esta foi a partida cuja população da capital cearense e região metropolitana mais adquiriu ingressos. Fortaleza ainda terá ponto facultativo nos outros dois dias de jogos da seleção na primeira fase (12 e 23). "Tendo em vista que grande parte dos ingressos foram comprados por cearenses para a partida, foi necessário decretar feriado a partir do meio dia para garantir a mobilidade na cidade e o bom funcionamento dos bolsões de estacionamento", informou o Secopa da cidade.
A cidade nordestina pode ainda chegar a três feriados caso a seleção brasileira avance como primeiro colocada de sua chave e jogue as quartas de final que está prevista na cidade. Caso isso ocorra, terá feriado integral.
O Rio terá feriados excepcionais em três jogos, dois deles a partir das 12h, e um completo. E em nenhum deles será pela passagem da seleção brasileira, que só atuará na cidade caso esteja na decisão do torneio.
Foram escolhidos 18 de junho (Espanha x Chile), 25 de junho (Equador x França) e dia 4 de julho (jogo de quartas de final). Os dois primeiros serão feriados parciais, após às 12h, e o último, integral. Tanto Rio como São Paulo não decidiram dar nenhum ponto facultativo até este momento.
Os organizadores do Rio se apoiam na mobilidade urbana como explicação para três dias de feriado. A alegação é de que todos os jogos no Maracanã terão casa cheia e as vias de transporte público serão o acesso quase que exclusivo ao estádio. Por isso, foram escolhidas as três partidas de meio de semana com o intuito de facilitar a chegada do público.
"O plano de mobilidade é a espinha dorsal. E todos os outros órgãos atuarão de acordo com o determinado pela mobilidade. Considerando isso e o como foi na Copa das Confederações, vimos a necessidade de esvaziar o transporte público para uma forma mais ordeira nos jogos e levar mais facilmente as pessoas ao Maracanã", explicou Leonardo Maciel, presidente da Rio Eventos, empresa pública que coordena as ações na cidade na Copa.
"É impossível agradar a todos, mas a nossa medida foi para organizar o evento, para a mobilidade funcionar nestes dias, porque os outros quatro jogos são em dias de final de semana. Nossa preocupação com os feriados é latente, pois sabemos que isso impacta em toda a cidade", prosseguiu.
A outras nove cidades não tiveram feriados decretados, mas abusaram dos pontos facultativos. É o caso do Recife e de Porto Alegre, que terão pelo menos seis pontos facultativos durante o torneio e podem chegar a um total de nove caso o Brasil chegue até a final (considerando que apenas a final cairá em um domingo). Veja na galeria a escala de feriados e pontos facultativos nas cidades sede.
*Colaborou Guilherme Ceciliano