COL pede novo jogo no Itaquerão, mas CBF vê poucas chances de mudança
Do UOL, em São Paulo
O Itaquerão pode receber mais um jogo-teste antes da Copa do Mundo. O Comitê Organizador Local, atendendo a um pedido da Fifa, solicitou que o jogo entre Botafogo e Corinthians, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, tenha o mando invertido e seja realizado no novo estádio corintiano. A partida está marcada para o dia 1° de junho, um domingo, às 16h.
Apesar do pedido, as chances de que a mudança ocorra são remotas, segundo Vírgilio Elíseo,diretor de competições da CBF.
"Recebemos um pedido do COL. Vejo como muito baixa a chance de trocar, mas ainda estamos tentando alguma negociação" disse Elíseo ao UOL Esporte.
Procuradas pela reportagem, as diretorias de Botafogo e Corinthians ainda não foram notificadas de qualquer mudança na tabela do Brasileirão.
O único jogo oficial realizado até agora no palco de abertura do Mundial foi a derrota do Corinthians para o Figueirense, no último domingo, por 1 a 0, também pelo Campeonato Brasileiro. O COL (Comitê Organizador Local) da Copa considerou o teste satisfatório, mas o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esfriou o otimismo do órgão.
"Arena de São Paulo ainda precisa de 100% de empenho de todos para garantir a estrutura necessária para a abertura. Um evento-teste não se compara com a escala, necessidades e a atenção global da abertura da Copa de 2014. Uma partida que atrairá mais de 65 mil pessoas no estádio e 1 bilhão na TV", escreveu Valcke.
Ricardo Trade, diretor do COL, havia dito que o evento-teste foi um dos melhores realizados na preparação dos estádios para a Copa do Mundo. "Foi um dos melhores testes que a gente já realizou", disse Ricardo Trade, diretor do COL.
Em seu jogo de estreia, o Itaquerão apresentou problemas e falhas na cobertura, com a forte chuva de granizo que caiu sobre São Paulo na hora da partida, com os bares, elevadores, sinalização e telefonia.
O uso de aparelhos celulares dentro do estádio foi muito difícil para os torcedores. As antenas de telefonia móvel haviam sido instaladas apenas três dias antes da partida entre Corinthians e Figueirense. O sinal dos telefones estava intermitente, e a internet móvel era praticamente impossível de ser acessada.
O acesso ao estádio também teve problemas. Houve desencontro nas informações passadas por funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e policiais militares sobre os caminhos para chegar ao Itaquerão. Os torcedores também enfrentaram falhas na sinalização de estacionamento, além de uma escuridão no entorno do estádio na saída do jogo.