COL pede novo jogo no Itaquerão, mas CBF vê poucas chances de mudança

Do UOL, em São Paulo

O Itaquerão pode receber mais um jogo-teste antes da Copa do Mundo. O Comitê Organizador Local, atendendo a um pedido da Fifa, solicitou que  o jogo entre Botafogo e Corinthians, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro, tenha o mando invertido e seja realizado no novo estádio corintiano. A partida está marcada para o dia 1° de junho, um domingo, às 16h.

Apesar do pedido, as chances de que  a mudança ocorra são remotas, segundo Vírgilio Elíseo,diretor de competições da CBF.

"Recebemos um pedido do COL. Vejo como muito baixa a chance de trocar, mas ainda estamos tentando alguma negociação" disse Elíseo ao UOL Esporte.

Procuradas pela reportagem, as diretorias de Botafogo e Corinthians ainda não foram notificadas de qualquer mudança na tabela do Brasileirão.

O único jogo oficial realizado até agora no palco de abertura do Mundial foi a derrota do Corinthians para o Figueirense, no último domingo, por 1 a 0, também pelo Campeonato Brasileiro. O COL (Comitê Organizador Local) da Copa considerou o teste satisfatório, mas o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, esfriou o otimismo do órgão.

"Arena de São Paulo ainda precisa de 100% de empenho de todos para garantir a estrutura necessária para a abertura. Um evento-teste não se compara com a escala, necessidades e a atenção global da abertura da Copa de 2014. Uma partida que atrairá mais de 65 mil pessoas no estádio e 1 bilhão na TV", escreveu Valcke.

Ricardo Trade, diretor do COL, havia dito que o evento-teste foi um dos melhores realizados na preparação dos estádios para a Copa do Mundo. "Foi um dos melhores testes que a gente já realizou", disse Ricardo Trade, diretor do COL.

Em seu jogo de estreia, o Itaquerão apresentou problemas e falhas na cobertura, com a forte chuva de granizo que caiu sobre São Paulo na hora da partida, com os bares, elevadores, sinalização e telefonia.

O uso de aparelhos celulares dentro do estádio foi muito difícil para os torcedores. As antenas de telefonia móvel haviam sido instaladas apenas três dias antes da partida entre Corinthians e Figueirense. O sinal dos telefones estava intermitente, e a internet móvel era praticamente impossível de ser acessada.

O acesso ao estádio também teve problemas. Houve desencontro nas informações passadas por funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e policiais militares sobre os caminhos para chegar ao Itaquerão. Os torcedores também enfrentaram falhas na sinalização de estacionamento, além de uma escuridão no entorno do estádio na saída do jogo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos