Valcke esfria otimismo do COL em evento-teste: "Não se compara à Copa"

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

O secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, visitou o Itaquerão nesta segunda-feira (19), um dia depois da estreia oficial do estádio na partida entre Corinthians e Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro.

Valcke não deu entrevistas à imprensa, mas falou no Twitter sobre a situação do estádio e fez um contraponto ao otimismo do diretor geral do COL (Comitê Organizador Local), Ricardo Trade, sem citar o comitê de forma direta. Trade havia afirmado que o teste foi "um dos melhores" que o COL já realizou.

"Arena de São Paulo ainda precisa de 100% de empenho de todos para garantir a estrutura necessária para a abertura. Um evento-teste não se compara com a escala, necessidades e a atenção global da abertura da Copa de 2014. Uma partida que atrairá mais de 65 mil pessoas no estádio e 1 bilhão na TV", escreveu Valcke.

Valcke ficou cerca de duas horas e meia no estádio na manhã desta segunda. Acompanhado de um representante do COL, ele deu uma volta no estádio e checou o gramado e as estruturas do estádio corintiano. Uma das pendências da Fifa para o Mundial está relacionada ao acerto da estrutura para as transmissões de TV.

O jogo deste domingo foi o único evento-teste da Fifa e a principal prova do Itaquerão antes da Copa de 2014. O estádio vai receber o jogo de abertura do Mundial, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho.

Na vitória do Figueirense por 1 a 0, houve falhas em aspectos como bares, cobertura, sinalização e telefonia. No perímetro da arena, a organização reconheceu que houve problemas com a sinalização de estacionamento. E depois do jogo, quando já estava escuro, não havia iluminação para o entorno do Itaquerão.

Outra dificuldade que ficou clara ainda nas imediações do estádio foi a questão da telefonia. O sinal de celulares era intermitente, e o uso de internet móvel beirava o impossível. As antenas de telefonia móvel do Itaquerão foram instaladas apenas na quinta-feira, dias antes do primeiro jogo.

Segundo o COL, no entanto, o teste foi positivo. "Muitas coisas são maravilhas sim: som, iluminação, funcionamento do telão, rádio... Faltam apenas alguns ajustes para um funcionamento melhor de telefonia, pontos de antena que vamos colocar em alguns lugares, mas teste é para isso mesmo", afirmou Ricardo Trade no domingo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos