Itaquerão pode passar por teste extra de assentos

Renata Mendonça

Da BBC Brasil em São Paulo

"Um dos melhores testes que a gente já realizou." O chefe do Comitê Organizador Local da Fifa (COL), Ricardo Trade, saiu da Arena Corinthians, popularmente conhecida como Itaquerão, bastante satisfeito com o primeiro jogo oficial do estádio no "padrão Fifa". Segundo ele, faltam apenas "alguns ajustes" para o estádio estar plenamente pronto para receber a abertura da Copa do Mundo, no dia 12 de junho.

O teste para as quase 37 mil pessoas que foram ao estádio neste domingo, porém, não pode ser considerado "completo", já que nem todos os setores dele estavam abertos. As arquibancadas provisórias (superior norte e superior sul), que abrigarão 20 mil torcedores nos jogos da Copa do Mundo, ainda estão em obras e, por isso, ficaram de fora do primeiro e único "teste oficial" da Arena Corinthians.
 
O COL, porém, estuda a possibilidade de resolver essa questão ainda antes da abertura do Mundial. A ideia seria levar 10 mil pessoas para cada lado das arquibancadas provisórias (norte e sul) e fazer um teste "prático" no início de junho, para garantir a segurança máxima no dia 12, quando Brasil e Croácia entrarão em campo.
 
"Podemos dizer que estamos confiantes, porque estamos acompanhando os testes com a construtora das arquibancadas temporárias", disse Ricardo Trade, o chefe do COL, à BBC. "E nós vamos testar isso na realidade talvez no começo de junho, usando 10 mil pessoas em cada arquibancada para testar, mas estamos muito confiantes." 
 
Os assentos provisórios já estão em fase de acabamento e têm passado frequentemente por simulações de carga que imitam a circulação de pessoas no local. Segundo o gerente de operações do COL, Tiago Paes, elas já estão aptas para serem utilizadas com segurança no Mundial.
 
"Os testes das temporárias já foram realizados, testes de carga, de balanço, simulando torcedores. Eles serão finalizados no dia 27 desse mês, mas hoje já temos a certeza de que elas estão 100% prontas para serem usadas na questão de sobrecarga e balanço", explicou.
 
Após o teste deste domingo, o Comitê Organizador fará uma avaliação geral das operações da Arena Corinthians e só então decidirá se terá condições de realizar um "teste extra" para as arquibancadas provisórias. Esse teste, porém, não será feito em nenhum jogo oficial e seria apenas uma "simulação prática".
 
"Podemos improvisar, vamos ver, posso pedir para o Andrés (Sanchez, responsável do Corinthians pelo estádio) para colocar 10 mil torcedores nas arquibancadas temporárias e ele pode me ajudar a fazer isso. Vamos ver como será o resultado da avaliação para decidir os próximos passos", observou Ricardo Trade.
 
Avaliação positiva
 
Foram quase 36.694 torcedores acompanhando Corinthians e Figueirense, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro e, segundo a avaliação geral do COL – que representou a Fifa na operação do estádio –, a arena ficou com a nota 8 pela organização. Os pontos altos para a comitiva da entidade máxima do futebol foram a eficiência do transporte público e a orientação dos voluntários testados ao redor do estádio. 
 
A reportagem da BBC Brasil também conversou com alguns torcedores na entrada e na saída do estádio e ouviu muitos elogios, principalmente com relação ao transporte público. Tanto a Prefeitura de São Paulo quanto o próprio Corinthians orientaram os torcedores a usarem o metrô ou o trem da CPTM – o chamado Expresso da Copa – para acessarem a arena.
 
"Estava tudo muito sinalizado, desde a saída do metrô, as pessoas orientando. Então foi tudo muito bem organizado, muito tranquilo", contou Pedro Henrique Silva.
 
Para os que não abriram mão do carro, a chegada ao estádio foi um pouco caótica. Como parte da operação, a Prefeitura interditou algumas vias – incluindo um trecho da Radial Leste, a principal via de acesso à arena - e o trânsito foi inevitável.
 
"Foi horrível para chegar. Parei o carro aqui atrás, bem perto do estádio, e tive que dar toda essa volta até a estação Artur Alvim a pé. Foi quase uma hora andando", reclamou um dos torcedores na chegada ao estádio.
 
A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, falou após a partida e admitiu que alguns erros precisarão ser corrigidos na orientação do trânsito fora do estádio, mas considerou uma "conquista" o fato de que a maioria dos torcedores aderiu ao transporte público para acessar a arena.
 
"Precisamos melhorar a orientação das avenidas que os veículos têm que chegar para ter acesso aos seus estacionamentos. A operação vai sofrer ajustes e ter um aperfeiçoamento grande para a Copa. Mas a maior conquista foi ver os torcedores aderirem a vir de metrô e trem, isso foi vitorioso", comemorou.
 
'Banho de água fria'
 
Apesar do teste bem-sucedido, o primeiro jogo oficial da Arena Corinthians acabou dando dois "banhos de água fria" nos torcedores corintianos. Ambos no segundo tempo da partida com o Figueirense.
 
Na volta do intervalo, a chuva castigou a zona leste de São Paulo e, por conta de algumas partes inacabadas da cobertura dos lados leste e oeste – os principais – do estádio, muitas pessoas acabaram se molhando bastante para ver o jogo no setor onde estavam. A cobertura desses dois lados estava planejada para ficar pronta até a Copa, mas a entrega do material para a construção atrasou e ela só poderá ser concluída após o Mundial.
 
O segundo banho de água fria veio com o gol do Figueirense, o primeiro da Arena Corinthians, que foi marcado aos dois minutos do segundo tempo por Giovanni Augusto, com um chute cruzado de dentro da área. E com esse gol, o time de Florianópolis segurou o resultado e estragou a festa corinthiana.
 
Apesar do resultado negativo no campo, quem esteve na Arena Corinthians uma semana atrás, na inauguração comemorativa do estádio, e voltou nesta semana para o teste oficial, pode notar uma grande diferença no "status" de entrega da obra. Sete dias atrás, os sinais de construção estavam em toda a parte, muitos assentos ainda não haviam sido instalados, a internet não estava funcionando e era possível ver andaimes e material de construção por toda a parte.
 
No teste deste domingo, os assentos já estavam todos instalados - com exceção a alguns na área de imprensa -, a internet wifi foi providenciada e os "vestígios" que ainda restam de obra ficaram para trás dos tapumes.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos