Odebrecht estuda festa para passar Itaquerão incompleto ao Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

A Odebrecht vai encerrar a maior parte de suas obrigações com o Itaquerão na próxima semana, mais precisamente no dia 15, terça-feira. Para marcar a data, a construtora estuda fazer uma cerimônia de passagem das chaves ao Corinthians, ainda que precise de mais alguns dias para, de fato, concluir seu trabalho.

A festa teria a presença da imprensa e serviria para mostrar que o trabalho da Odebrecht está (quase) feito. Dali até o dia 20 de maio, data da entrega prevista para a Fifa, faltariam as arquibancadas temporárias e outras estruturas específicas para a Copa, como as áreas de hospitalidade, de imprensa e de ações promocionais no estacionamento, todas a cargo de outras empresas.

O problema é que a parte da Odebrecht também não estará totalmente concluída. Depois do dia 15, a construtora ainda precisará completar o telhado da ala norte, a mais atrasada do estádio por conta do acidente de novembro do ano passado, quando um guindaste caiu e matou dois operários.

Nos próximos dois dias, a Odebrecht vai retirar a torre de sustentação da cobertura da ala norte. Posteriormente, colocará as cadeiras do lance de arquibancadas fixas. Só depois de tudo isso é que o telhado será instalado, já depois da passagem das chaves para o Corinthians.

O fim da obra da Odebrecht é só uma das corridas contra o tempo do Itaquerão. A menos de dois meses da abertura da Copa, ainda não está confirmado oficialmente, como mostrou o blog do Juca Kfouri, quem pagará os cerca de R$ 60 milhões da instalação das estruturas provisórias.

As arquibancadas que farão o estádio chegar à capacidade de 65 mil pessoas na Copa também estão em construção. A morte de um operário há duas semanas fez com que a obra fosse paralisada – a liberação só ocorreu na última sexta.

Além disso, o Corinthians ainda corre contra o tempo para conseguir os laudos técnicos necessários para fazer sua festa de inauguração no dia 20 de abril e o primeiro jogo oficial, contra o Flamengo, em 27 de abril. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos