"Milagre" do Atlético de Madri faz Miranda ter fé em volta à seleção

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

Com chances de conquistar o título espanhol pela primeira vez desde 1995 e classificado para uma rara participação nas semifinais da Liga dos Campeões da Uefa, o Atlético de Madri é uma das sensações do futebol europeu na temporada 2013/14. Um ''milagre" que o zagueiro brasileiro Miranda espera que possa render umavolta à seleção brasileira a tempo da convocação para a Copa do Mundo, em 7 de maio. Ainda mais porque o Atlético terá como adversário nas semifinais o Chelsea, que conta com pelo menos quatro jogadores regulares nas listas de Felipão – David Luiz, Oscar, Ramires e Willian.

Um dos destaques da equipe madrilena, cuja defesa nesta temporada é a menos vazada na Liga Espanhola e na Liga dos Campeões, Miranda não conseguiu converter a boa fase no clube em convocações. Das sete chamadas para a seleção desde 2009, apenas uma ocorreu desde a volta de Luiz Felipe Scolari ao comando – justamente a primeira partida, contra a Inglaterra,em Wembley. Felipão, no entanto, ainda não parece ter fechado o nome do quarto zagueiro que levará junto com Thiago Silva, David Luiz e Dante para o Mundial.

"Eu espero que seja uma chance de mostrar meu trabalho para o Felipão. Gostaria de ter tido mais oportunidades na seleção, mas ainda há tempo e pretendo lutar muito em campo por esta quarta vaga", contou Miranda ao UOL Esporte na tarde desta sexta-feira.

O zagueiro, contratado de graça em 2011 após não renovar com o São Paulo, participou da ressurreição do primo pobre do Real Madrid. No mesmo ano de sua chegada, o clube andou na zona de rebaixamento do Espanhol, mas foi resgatado pelo argentino Diego Simeone, ex-jogador do clube e o arquiteto de um estilo aguerrido de jogo. Essa "raça", por sinal, foi determinante para as conquistas deuma Liga Europa e uma Copa do Reiantes de uma temporada em que o ''Atleti" pode ser tornar o primeiro clube em 10 a quebrar a hegemonia de Real Madrid e Barcelona na Liga Espanhola.

"Temos um estilo aguerrido de jogar e o Simeone nos ensinou a dar toda a energia no campo. Teremos dois jogos difíceis com o Chelsea e todos nós queremos ver o time numa final que o Atlético só jogou uma única vez, em 1974. Lógico que para mim há também a importância de jogar bem para tentar ir ao Mundial com a seleção", explicou o brasileiro.

Curiosamente, um bom desempenho nos jogos em Madri e Londres poderá reaquecer os rumores de que o Chelsea tem o brasileiro como possível reforço para a zaga na próxima temporada. Se isso acontecer, Mirandapode manter a parceria com o goleiro Thibaut Courtouis, emprestado pelos ingleses ao "Atleti"e que deve retornar ao clube londrino na próxima temporada.

"O Courtouis tem sido fundamental para nossa campanha este ano. Tem apenas 21 anos,mas é um goleiro que amadureceu muito nos últimos anos e tem muita qualidade. A gente brinca no clube que vai fazer o possível para não deixar a bola passar, mas que depois o problema é dele", disse o zagueiro.

Miranda
Miranda

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos