Fifa vê situação no Itaquerão como triste e se recusa a estipular prazos

Do UOL, em São Paulo

O acidente ocorrido no final de semana no Itaquerão e que resultou em uma morte de um operário aumentou o alerta na Fifa. O secretário-geral da entidade que rege o futebol mundial, Jerome Walcke, definiu o panorama das obras do estádio do Corinthians como triste.

"Em São Paulo é triste porque um trabalhador morreu há poucos dias e o resultado é que o trabalho foi interrompido dentro do estádio, onde muitas coisas precisam ser feitas", resumiu o dirigente em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

Ainda segundo o jornal, a Fifa não quer nem estipular uma data para que o Itaquerão fique pronto para ser usado na Copa do Mundo. O estádio do Corinthians sediará a partida inaugural da competição, entre a seleção brasileira e a Croácia.  

O acidente aconteceu na manhã de sábado. O operário Fábio Hamilton da Cruz caiu de uma plataforma a cerca de sete metros de altura. Ele foi levado a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos e morreu algumas horas depois. 

Segundo o superintendente regional do trabalho e emprego do Estado de São Paulo, Luiz Antonio de Medeiros, as condições de trabalho na montagem das arquibancadas provisórias do Itaquerão eram "precárias". Foi essa a razão, segundo ele, pela qual a obra do estádio foi interditada nesta segunda-feira, dois dias depois da morte do operário.

"Não há proteção coletiva contra a queda. Os fiscais que estiveram lá me disseram que os trabalhadores sequer tinham onde colocar o pé direito. As condições são precárias, extremamente difíceis", disse ele, em entrevista ao UOL Esporte.

Medeiros representa o Ministério do Trabalho no Estado e comanda a equipe que esteve nesta segunda no Itaquerão. Conforme informou o Blog do Sakamoto, as obras das arquibancadas provisórias, nas alas Norte e Sul, foram suspensas por tempo indeterminado por falta de segurança. 

Operários mortos no Itaquerão
  • Fabio Hamilton da Cruz, 23 anos, 29 de março de 2014
  • Ronaldo Oliveira dos Santos, 44 anos, em 27 de novembro de 2013
  • Fábio Luiz Pereira, 42 anos, em 27 de novembro de 2013

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos