Bombeiro aponta atraso e se preocupa com segurança da torcida no Itaquerão
Bruno Thadeu
Do UOL, em São Paulo
O Corpo de Bombeiros de São Paulo informa que os responsáveis pela construção do Itaquerão ainda não entregaram laudos de segurança do estádio. Ao UOL Esporte, o major da corporação, Sidnei Turato, diz que foram apontadas 26 irregularidades na última avaliação feita no projeto, no ano passado, sobre saída de emergência.
"Não sei se o estádio está seguro ou não porque até agora não foi apresentado o projeto reformulado. Aguardamos o retorno do projeto agora com essas atualizações. Na última análise, encontramos irregularidades em algumas questões de segurança. O novo projeto [com as reivindicações solicitadas pela corporação] não chegou".
À reportagem, a Odebrecht comunica que as mudanças solicitadas pelos bombeiros já foram efetuadas, mas o projeto está em processo de assinatura na prefeitura e que nesta semana será entregue ao Corpo de Bombeiro.
O major enfatiza que o do Corpo de Bombeiros solicitou mudanças em dois projetos referentes ao fluxo de pessoas na área interna do estádio. A corporação aguarda novo posicionamento da Odebrecht, empreiteira encarregada de construir o Itaquerão.
O Corpo de Bombeiros quer detalhamento das saídas de emergências do estádio e áreas de recuo.
"Foi pedindo uma reanálise na questão do fluxo de pessoas no estádio, mais precisamente do torcedor que sai da cadeira para a chegada a uma área de proteção em caso de incêndio ou fumaça. Assim que o documento chegar [ao Corpo de Bombeiros], acredito que em no máximo 7 dias daremos uma resposta".
Confira nota da Odebrecht
A Odebrecht e o Sport Club Corinthians Paulista informam que possuem um projeto técnico de segurança contra incêndios da obra e estudo de fluxo, ambos concluídos, e em processo de assinaturas na prefeitura.
Todos os documentos já foram entregues aos bombeiros, porém após a análise do órgão foram solicitados ajustes que estão em fase final. Ainda nesta semana os documentos serão reapresentados ao Corpo de Bombeiros.