Atlético-MG vê CT pronto para receber Argentina e 'gringos' do time aprovam

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

Casa da Argentina na Copa do Mundo, a Cidade do Galo, neste município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, não passará por grandes modificações para sediar a preparação de uma das favoritas ao título mundial. A diretoria do Atlético-MG considera pronto o CT, que já foi eleito o melhor do Brasil e que tem a aprovação dos dois argentinos do alvinegro mineiro: o zagueiro Otamendi e o meia Dátolo.

A Cidade do Galo passou por melhorias estruturais desde o início deste ano, porém, nenhuma grande reforma ou mudança significativa será feita no local para receber a seleção argentina. A opinião da diretoria atleticana é compartilhada por dirigentes da Associação de Futebol da Argentina (AFA), após recente vistoria ao local.

"O CT já foi eleito o melhor do Brasil. Não tem mais o que mudar. O Atlético dá o melhor conforto e estrutura para seus jogadores e não será diferente com a Argentina. Eles terão uma estrutura de primeiro mundo para se preparar. Nada precisará ser modificado", disse o diretor de futebol atleticano, Eduardo Maluf,  ao UOL Esporte.

Possíveis modificações que acontecerão no período de uso da Argentina, ficarão por conta da AFA. Porém, nas muitas visitas já feitas por representantes da instituição, nenhum pedido ainda foi feito oficialmente ao Atlético. "Não será feito nenhum pedido. Todos da AFA ficaram impressionados com o que encontraram aqui", garantiu Maluf.

Na última inspeção realizada, em fevereiro deste ano, Andrés Ventura, chefe de imprensa da AFA, manifestou apenas uma pequena preocupação com a sala de imprensa da Cidade do Galo, que receberá grande quantidade de jornalistas durante o evento.

"Mas são só pequenos detalhes que precisam mudar. É uma avaliação muito positiva no geral. A sala de imprensa tem um espaço limitado. Temos que ver isso. Enfim, não é nada demais. Estamos avaliando tudo, no geral, também, mas a estrutura é muito boa e tudo está pronto para receber a Argentina em grande estilo", disse Andrés Ventura, em entrevista à época.

Apesar dessa preocupação, a sala de imprensa não deverá ser submetida a obra para aumentá-la. Uma forma de amenizar a situação do espaço, considerado pequeno para abrigar todos os jornalistas, é a criação de uma área externa, como apoio ao local, dando condição de trabalho aos jornalistas presentes ao dia a dia da seleção da Argentina.

A responsabilidade pelo funcionamento da Cidade do Galo durante o período de concentração da seleção argentina ficará a cargo da AFA, com a participação de alguns poucos funcionários do clube mineiro que serão 'emprestados'. Os jogadores atleticanos não terão acesso ao local durante o período de preparação da equipe de Messi. Os alvinegros farão excursão para fora do Brasil, já que as competições disputadas no ano serão interrompidas neste período.

A seleção do país vizinho ao Brasil terá uma grande estrutura de trabalho. Ao todo, três campos principais e dois auxiliares estarão a disposição. Uma quadra de futebol society, academia com equipamentos novos, uma sala de fisiologia, com máquinas que permitem a realização de exames e até tratamento de lesões de jogadores, serão utilizados pela Argentina.

Os argentinos que atuam no Atlético aprovam o que será encontrado pela seleção durante o período de preparação. "A estrutura não deixa a desejar em nada aos grandes CTs do mundo. Ótimos campos, ótima musculação, aparelhos, uma concentração muito boa", disse o zagueiro Otamendi, que vive a expectativa de ser confirmado no grupo que disputará a Copa.

O defensor, contratado em fevereiro pelo Atlético, destaca o trabalho feito no clube. "A Argentina terá uma preparação muito boa, será um dos diferenciais, pois terá uma estrutura muito boa. A gente percebe isso no nosso dia a dia no CT", destacou Otamendi, que ficará no clube mineiro até pelo menos junho deste ano. 

 O meia-atacante Dátolo, que conhece o clube há mais tempo, já que foi contratado em agosto do ano passado, também ressalta a qualidade da Cidade do Galo. "Dá vontade de ficar mais tempo aqui. O gramado é um tapete, o hotel é confortável, uma estrutura que dá inveja a todos os clubes do Brasil. É fácil trabalhar no dia a dia com uma estrutura", observou. "Belo Horizonte também é uma cidade muito boa para se morar, tranquila, com boa comida", acrescentou.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos