Sabella deve abrir 'casa da Argentina' no Brasil a familiares dos atletas

Do UOL, em Belo Horizonte *

A Cidade do Galo, em Vespasiano, na Região Metropolitana da capital mineira, recebeu visitas na manhã desta sexta-feira. Representantes da Associação de Futebol da Argentina (AFA) estiveram ali para mais um contato com o local que receberá a seleção da Argentina durante sua preparação para a Copa do Mundo deste ano. A comitiva era formada pelo técnico Alejandro Sabella e por outros cinco integrantes: o secretário de seleção, Juan Carlos Crespi;o preparador físico, Pablo Blanco; o ajudante de campo, Claudio Gugnali; o diretor da Associação de Futebol Argentino (AFA), Ruben Moschella, e o gerente do estádio, Omar Souto.

De acordo com a assessoria  de imprensa da Coordenadoria Especial da Copa da Secretaria de Estado de Turismo e Esportes (Setes), Alejandro Sabella informou que a Argentina chegará a Minas Gerais em 9 de junho, seis dias antes da sua estreia contra a Bósnia, no Maracanã. O segundo jogo será no Mineirão, contra o Irã, no dia 21, e a última partida da fase de grupos será diante da Nigéria, no dia 25. Ele revelou que ainda que os familiares de Messi e companhia terão acesso aos jogadores e informou a possibilidade de montagem de uma tenda para permitir essa aproximação entre parentes e atletas. Segundo ele, essa medida precisa de confirmação. "Talvez  seja colocada aqui dentro da Cidade do Galo uma tenda para abrigar os familiares dos jogadores, para que eles possam também passar um tempo com a família, mas vamos resolver isso no momento", observou.

O treinador falou ainda sobre a localização estratégica da concentração argentina. "Os deslocamentos eram nossa maior preocupação. Brasil é quase um continente, muito extenso de Norte a Sul, o que significa que as viagens podem ser muito cansativas, não somente em função das distâncias, mas também pelas mudanças de temperatura. Ter ficado no grupo F foi muito bom porque tanto o Rio quanto Porto Alegre são cidades mais próximas. Nosso medo era cair no grupo H", disse o técnico, em material divulgado pelo governo mineiro.

Para o treinador, a escolha da Cidade do Galo foi acertada. "Depois do sorteio na Costa do Sauípe, nossa comissão técnica visitou hotéis no Rio e depois em Porto Alegre. Agora estamos aqui, que é o local onde vamos passar a maior parte do tempo. Focamos mais em quartos, restaurante e outras instalações para saber que tipo de adaptação teremos que fazer, mas serão mínimas", comentou.

"Sempre nos diziam que a Cidade do Galo era um dos melhores CTs do Brasil, então não tivemos dúvida e escolhemos aqui", acrescentou o treinador, que estima em 50 pessoas a delegação oficial da Argentina na Copa do Mundo.

  • Alexandra Martins/Setes-MG

    Técnico Alejandro Sabella revelou que a Cidade do Galo poderá ter uma tenda para receber familiares dos jogadores durante a Copa do Mundo

A presença dos argentinos faz parte do processo de inspeção para verificar o funcionamento do CT alvinegro. A visita dos representantes da AFA aconteceu pela manhã para aproveitar a folga dos jogadores do Atlético-MG.

O elenco atleticano não treinou na manhã desta sexta-feira. O grupo de jogadores trabalhará apenas no período da tarde, porém, os atletas estão concentrados na Cidade do Galo desde há última terça-feira.

A imprensa não teve acesso às dependências do centro de treinamento, já que os atletas estão concentrados e alguns em tratamento médico, casos dos laterais esquerdos Pedro Botelho, Lucas Cândido, Richarlyson e Eron, além do meia-atacante Luan.

Desde que a Cidade do Galo foi anunciada como sede da preparação da seleção da Argentina para a Copa do Mundo de 2014, no ano passado, o local tem sido frequentemente visitado por argentinos. Membros da imprensa do país, representantes do consulado argentino e da AFA, já estiveram no CT nos últimos meses.

* Atualizada às 17h49

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos