Denúncias apontam 1,2 mil mortes na preparação para a Copa no Qatar

Do UOL, em São Paulo

Um estudo organizado pela CSI (Confederação Sindical Internacional) reportou que o Qatar teve 1,2 mil mortes de trabalhadores desde que começou a preparação para a Copa do Mundo de 2022. O país foi escolhido pela Fifa em dezembro de 2010 como sede do evento. Os mortos eram imigrantes da Índia e do Nepal.

A entidade revelou ainda que a projeção feita a partir do estudo é de que mais 4 mil pessoas vão morrer na preparação para a Copa até 2022. De acordo com o site Business Insider, os dados da organização estão em linha com números de mortes registrados pelas embaixadas da Índia e do Nepal.

A embaixada do Nepal no Qatar informou no mês passado que 400 pessoas morreram no país desde 2010. Já a Índia reportou em fevereiro, segundo reportagem do jornal inglês The Guardian, que cerca de 500 trabalhadores morreram no Qatar desde 2012, dois anos depois do anúncio da Copa do Mundo no país.

Os trabalhadores imigrantes representam mais da metade da população no Qatar, segundo o estudo. São cerca de 1,4 milhões de estrangeiros, em um país habitado por pouco mais de 2 milhões de pessoas.

O relatório afirma que as mortes foram causadas por "acidentes de trabalho, ataques cardíacos ou doenças causadas por condições miseráveis de vida". A entidade afirma que em todos os casos o motivo é o mesmo, as condições de trabalho. Os problemas do coração teriam sido causados pelo estresse e até mesmo pela temperatura do país.

O comitê organizador da Copa do Mundo de 2022 no Qatar respondeu ao The Wall Street Journal que os dados apresentados pela CSI não são confiáveis, mas reconheceu que existem problemas nas obras de infraestrutura para o Mundial.

"A declaração da CSI é incorreta e enganosa. Nós sabemos há problemas. Como esse processo de mudanças não é feito da noite para o dia, temos a vontade e o compromisso para passar por ele", disse o comitê. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos