Espanha e Holanda adotam discurso sem medo de "oitavas da morte" com Brasil

José Ricardo Leite e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Florianópolis

Respeito sim, medo não. É assim que Holanda e Espanha esboçaram suas respectivas primeiras análises sobre a seleção brasileira, que pode ser adversária de uma das seleções num confronto que seria uma verdadeira "oitavas de final da morte" na Copa do Mundo de 2014.

No mesmo dia que foi realizado o sorteio que permite a possibilidade de um Brasil x Holanda ou Brasil x Espanha na primeira rodada do mata-mata do Mundial, os dois europeus fugiram enfaticamente das respostas sobre o possível duelo. Alegaram que naquele momento só poderiam falar de jogos que sabiam que poderia ocorrer - os da fase de grupos.

Mas, no congresso técnico da Fifa em Florianópolis, Van Gaal comentou sobre a chance do duelo e falou que não dá para jogar a fase de grupos com o objetivo de fugir ou não da seleção brasileira.

"Como sempre, o Brasil vai jogar para vencer (ser primeiro do grupo). Nós vamos jogar para vencer o nosso (grupo). Mas também pode ser que nós ganhemos o nosso grupo e o Brasil fique em segundo", falou o holandês em tom de brincadeira, deixando claro que não tentará evitar o confronto.

"Mas temos que lembrar que temos um grupo muito difícil, com Espanha e Chile. E bater a Austrália não é fácil para a Holanda, nunca conseguimos ganhar deles", completou Van Gaal.

Del Bosque não falou diretamente sobre a chance do duelo acontecer, mas ao ser questionado sobre sua lembrança da Copa das Confederações, comentou o que achou da seleção brasileira e deixou no ar que jogar em casa pode até atrapalhar o time de Luiz Felipe Scolari.

"O primeiro (fator que lembra da Copa das Confederações) é que o Brasil tem uma grande seleção, foi campeão com merecimento e tem toda a torcida a seu favor, mas pode ser que essa pressão de ser campeão seja incômoda", afirmou o treinador campeão mundial em 2010.

Um possível Brasil x Espanha ou Brasil x Holanda seria um jogo gigantesco em 28 de junho, em Belo Horizonte. Isso porque os grupos A e B terão cruzamentos dos primeiros contra os segundos colocados na segunda fase.

O Grupo A tem Brasil, Croácia, Camarões e México. A chave B tem Espanha, Holanda, Chile e Austrália.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos