Ministro acredita em Curitiba na Copa: "Estão se esforçando"

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

  • AFP PHOTO / Evaristo Sa

    Ministro Aldo Rebelo defende o governo de Curitiba e acredita que cidade será sede da Copa

    Ministro Aldo Rebelo defende o governo de Curitiba e acredita que cidade será sede da Copa

O Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, garantiu nesta terça-feira que o governo trabalha e toma todas as medidas possíveis para garantir a conclusão da Arena da Baixada. Isso antes de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ameaçasse deixar a capital paranaense de fora da Copa caso as obras no estádio do Atlético-PR não avançarem até o dia 18 de fevereiro.

Valcke disse que a situação é delicada e não é do agrado da entidade máxima do futebol, fugindo "a qualquer bom cronograma de entrega para a Fifa".

"Conversei ontem mesmo com o governador Beto Richa e com o prefeito Gustavo Fruet e eles me garantiram que todos os esforços necessários para que o estádio esteja pronto a tempo estão sendo feitos", disse o Ministro do Esporte após reunião com a presidente Dilma Roussef e o presidente do COI, Thomas Bloch, no Palácio do Planalto, em Brasília, que acabou pouco antes da ameaça de Valcke, direto do canteiro de obras em Curitiba.

"Todo o nosso esforço é no sentido de tomar as medidas que garantam Curitiba na Copa do Mundo de 2014. É para isso que estamos trabalhando e é esse o esforço que estamos fazendo", completou.

A Arena da Baixada é o estádio mais atrasado da Copa, com cerca de 90% das obras concluídas, segundo o Atlético Paranaense.

Ultimato

Nesta terça-feira o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu um ultimato aos responsáveis pela organização da Copa do Mundo em Curitiba. Caso as obras não avancem até 18 de fevereiro, quando uma nova visita da Fifa ao estádio está marcada, a cidade pode ser excluída do Mundial. Estão previstos quatro jogos da Copa no município.

Um projeto para aumentar o ritmo das obras foi apresentado a Valcke pelos governos federal, do estado e do município, além da CAP/SA, empresa criada pelo Atlético-PR para tocar a reforma do estádio. O plano foi dividido em três medidas principais.

Em sua conta no Twitter, Valcke escreveu que "a bola está com Curitiba e o governo para implementar essas medidas".

Aldo Rebelo embarca na tarde desta terça-feira para a Suíça onde irá participar dos preparativos de uma reunião do presidente da Fifa, Joseph Blatter, com a presidente Dilma Roussef, que deve ir à Europa na próxima quinta-feira.

Obras na Arena da Baixada
Obras na Arena da Baixada

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos