Sorteio expõe desconhecimento estrangeiro sobre território brasileiro
Fernando Duarte e Rodrigo Mattos
Do UOL, na Costa do Sauípe
Como parte de uma viagem para a gravação de um documentário sobre o futebol brasileiro, uma equipe de TV da Escandinávia procurou o Comitê Organizador da Copa do Mundo para buscar informações. E deu gargalhadas quando recebeu a recomendação de levar roupas de frio se visitasse os estados do sul no meio do ano. Na Inglaterra, os canais de TV a cabo passaram a semana revelando aos telespectadores do país que Manaus é uma região em que calor e umidade são fatores constantes praticamente o ano inteiro.
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, na Costa do Sauípe, expôs a falta de conhecimento estrangeiro sobre o território brasileiro. Um problema que se não afetou diretamente as 32 equipes que disputarão o torneio em função de um verdadeiro dossiê preparado pelo COL (Comitê Organizador Local) e entregue a Fifa (Federação Internacional de Futebol), ainda precisa ser solucionado junto à mídia e público.
"Em São Paulo, sempre lidamos com pedidos de informações que não levam em conta o quão grande a cidade é. Precisamos explicar fatores como distância, trânsito", conta Cássia Marques, assessora de Assuntos Internacionais da Prefeitura, que participou da miniexposição das cidades-sede no centro de imprensa da Fifa no resort baiano.
A Fifa também requisitou informações junto a Embratur, cuja chefe de gabinete, Katia Bittencourt, admite que o trabalho feito pelo órgão desde 2003 ainda não foi suficiente para que o Brasil seja um destino mais conhecido pelo público estrangeiro. "Com o sorteio, teremos uma promoção mais específica com os torcedores que visitarão o Brasil no ano que vem. Haverá aplicativos para smartphone e um trabalho nas redes sociais", afirmou.
Dos 31 países classificados para a Copa, 14 são considerados prioritários para a Embratur, a maioria deles na Europa, incluindo a mesma Inglaterra cujos torcedores apenas recentemente descobriram que todas as manchetes e expectativas sobre bronzeados no Rio de Janeiro dependem tanto de vitórias de sua seleção quanto do sorteio desta sexta-feira.
A cerimônia começa às 14h (horário de Brasília) e terá acompanhamento em Tempo Real pelo UOL Esporte.