C. Ronaldo espera evitar Brasil, Espanha e Alemanha em sorteio da Copa

Das agências internacionais

Em Madri (Espanha)

Cristiano Ronaldo classificou praticamente sozinho Portugal à Copa do Mundo de 2014 ao marcar três vezes na vitória sobre a Suécia por 3 a 2, no jogo decisivo da repescagem europeia. Agora, ele não possui poder para ajudar no sorteio dos grupos do Mundial, mas já expôs sua torcida.

"Os favoritos ao título são Brasil, Espanha e Alemanha. A primeira fase não é um bom momento para que joguemos contra eles, mas não pensamos nisso. Vamos ver no que dá o sorteio", disse o provável melhor jogador do mundo na temporada.

O "medo" do português é válido. Portugal está no pote 4 do sorteio que ocorre na próxima sexta-feira na Costa do Sauípe, com outras oito seleções europeias não-cabeças de chave.

O primeiro passo do sorteio será definir qual destas seleções irá para o pote 2, junto com seleções sul-americanas e africanas. Portugal, portanto, pode não só cair no grupo de uma seleção favorita, como pode ser obrigado a enfrentar duas seleções com títulos mundiais no currículo.

Cristiano, porém, evita fazer previsões. "Temos confiança, estamos bem e cumprimos o objetivo, que era chegar ao Brasil. Queira Deus que não enfrentemos uma dessas seleções fortes a princípio", continuou.

Portugal enfrentou todas as seleções citadas por Cristiano Ronaldo nos últimos mundiais. Em 2010, caiu para a Espanha nas oitavas de final, com derrota por 1 a 0.

Ainda na África do Sul, mas na primeira fase, empatou com um Brasil já classificado por 0 a 0 – o Brasil passou em primeiro com o placar ,forçando o duelo entre portugueses e espanhóis.

Antes, em 2006, Cristiano Ronaldo e seus companheiros perderam a disputa de terceiro lugar para a Alemanha por 3 a 1.

Contra a Espanha também veio a última eliminação de Portugal em competição entre seleções: na Euro 2012, os portugueses conseguiram empatar com os espanhóis em 0 a 0, mas caíram nos pênaltis por 4 a 2.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos