Odebrecht, COL e arquiteto dizem que Itaquerão terá abertura da Copa
Gustavo Franceschini
Do UOL, em São Paulo
As autoridades envolvidas na construção do Itaquerão dizem que o estádio não corre riscos de ficar fora da Copa do Mundo de 2014 após o acidente ocorrido nesta quarta-feira. Segundo Odebrecht, COL e o arquiteto responsável pelo estádio, Anibal Coutinho, o desabamento da peça metálica da cobertura não abalou a estrutura da arena. Principal área afetada, o painel de LED atingido ainda não tem previsão de conserto.
Os outros reparos no prédio leste ainda não têm prazo para serem concluídos e o cronograma será definido após reuniões entre o arquiteto e os engenheiros da Odebrecht.
Odebrecht, COL e o arquiteto deixaram claro que, apesar da necessidade de atraso na entrega do estádio, prevista para o dia 31 de dezembro deste ano, não há qualquer possibilidade de a arena alvinegra ficar fora do Mundial.
O Itaquerão será palco do jogo de abertura no dia 12 de junho de 2014 e Ricardo Trade, CEO do COL, descartou a possibilidade de mudanças de planos e a construtora relatou que a estrutura não foi comprometida.
Coutinho relatou que a reconstrução do prédio leste, afetado pelo desabamento da estrutura metálica do prédio norte, só poderá ter início com o fim da perícia técnica. Os trabalhos não tem previsão para começar, mas podem durar um mês.
Após o encerramento da perícia, tem início o prazo de cerca de dois meses para reconstruir a área do prédio leste destruída nesta quarta-feira. O painel de LED deverá ser refeito e a estrutura de 420 toneladas da cobertura dividida em quatro partes para facilitar a colocação.
Com todas essas implicações, o arquiteto do estádio espera entregar a arena com cerca de três meses de atraso além do prazo que existia até esta quarta-feira. Coutinho, no entanto, afirma que não haverá implicações com a Fifa.
Segundo o profissional, a entidade exige a entrega em dezembro para avaliar as estruturas internas da arena. Como elas não foram afetadas com o acidente, a entidade não terá nenhum impedimento para realizar o trabalho.
A Defesa Cívil informou que 30% da área leste do estádio Itaquerão será interditada por dois dias após desastre que vitimou dois funcionários.
Posição do COL
O CEO do Comitê Organizador Local (COL) do Mundial, Ricardo Trade, afirmou em entrevista à Reuters que o estádio do Corinthians será mantido como palco do jogo de abertura do torneio.
"Não tem nada a ver uma coisa com a outra. É impossível fazer qualquer previsão neste momento de que isso (acidente) vai atrasar alguma coisa. De qualquer maneira, a gente não pode pensar que se atrasar três meses, o estádio vai estar fora da Copa do Mundo", disse.
Odebrecht tranquiliza
Em nota oficial, a construtora responsável pela obra afirma que a estrutura da arquibancada do prédio leste, que estava em estágio mais avançado, não foi comprometida e descartou qualquer possibilidade de demolição. Em entrevista coletiva, o engenheiro Frederico Barbosa também ressaltou que o acidente não causou grandes danos à estrutura do estádio.
O acidente ocorrido na tarde desta quarta-feira matou dois funcionários da obra. O curitibano Fábio Luiz Pereira, de 42 anos, era casado e pai de três filhos. Era quem controlava o caminhão no momento do acidente. A outra vítima é Ronaldo Oliveira dos Santos, de 44 anos, natural do Ceará. Ronaldo era casado e pai de uma única filha. De acordo com o site do estádio, 94% das obras estavam concluídas.
BLOGUEIROS FALAM SOBRE O ACIDENTE NO ITAQUERÃO
- Juca: 2013: ano para não lembrar na vida do Corinthians
- Sakamoto: Itaquerão - Mais dois mortos na conta da construção civil. Vai, Brasil!
- Rodrigo Mattos: Guindaste derruba área mais avançada da obra do Itaquerão
- Menon: Investigação séria deve esquecer a Copa
- Julio Gomes: E agora, Brasil? E agora, Fifa?
ITAQUERÃO TINHA INAUGURAÇÃO PREVISTA PARA JANEIRO
-
Com um custo estimado de R$ 1 bilhão, o Itaquerão tinha previsão de entrega para dezembro e inauguração para janeiro. O estádio estava com 94% das obras concluídas. O Itaquerão será sede da partida de abertura da Copa do Mundo. O Brasil fará o jogo inicial do torneio, contra adversário não definido. Para ser a abertura do torneio, o Itaquerão teve que aumentar a sua capacidade para 69.160 lugares apenas para a Copa do Mundo.
LEIA MAIS SOBRE O ACIDENTE NO ITAQUERÃO
- Jerome Valcke se diz "extremamente chocado" com acidente no Itaquerão
- Presidente do Corinthians cancela reunião em Brasília após acidente no Itaquerão
- Ministério do Esporte pede informações de acidente para e Odebrecht e clube
- Juca: Mortes em obra transformam 2013 no ano para não lembrar na vida do Corinthians