Relógio da Copa para no Rio, e empresa pede segurança a equipamento

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

O relógio do Rio de Janeiro que faz a contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2014 parou. O equipamento, instalado na praia de Copacabana há menos de dois meses, foi manipulado sem autorização no final de semana e deixou de funcionar.

Inaugurado com festa no dia 12 de junho deste ano – um ano antes da abertura do Mundial de 2014 --, o equipamento teve seu painel elétrico aberto com uma chave tipo philips. Cabos que ficam protegidos por uma caixa metálica foram mexidos. Por isso, o mostrador do relógio aponta que hoje faltam 365 dias até a Copa. Na verdade, faltam 314.

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) tomou conhecimento do problema na quarta-feira. A entidade informou que o aparelho "sofreu um problema técnico". Por isso, parou.

Essa tese, entretanto, foi desmentida pela empresa Lock, responsável pela instalação e manutenção do relógio. Em entrevista ao UOL Esporte, Fabio Amodio, engenheiro da companhia, informou que "alguém mexeu nos cabos e por isso o relatório parou".

"Não sei dizer quem foi. Copacabana estava lotada por causa da Jornada Mundial da Juventude", complementou Amodio. "O que posso dizer é que alguém abriu o relógio e mexeu nos cabos. Abriu como uma chave philips."

O engenheiro da Lock não quis falar em sabotagem contra o relógio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e doado pela Hublot. No entanto, lembrou que, em São Paulo, um equipamento semelhante foi pichado durante uma manifestação. Ele disse também que a Lock já solicitou mais segurança para o aparelho e a assessoria de imprensa da empresa esclareceu que a responsabilidade é da segurança pública - não dá Fifa, nem da Lock - por estar em local público. 

"Falei com a Fifa hoje [quinta-feira]. Eles disseram que vão providenciar. Não posso ficar mandando uma equipe de São Paulo para o Rio de Janeiro toda semana", disse Amodio, lembrando que a Lock é baseada na capital paulista. O reparo no relógio foi feito e o equipamento voltou a funcionar nesta sexta-feira.

*Atualizada às 17h02

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos