Índice da Fifa põe Sergio Ramos como melhor da 1ª fase; Neymar é 17º

Do UOL, em São Paulo

  • Victor R. Caivano/AP

    Sergio Ramos ficou à frente de Fred e lidera ranking de estatísticas na Copa das Confederações

    Sergio Ramos ficou à frente de Fred e lidera ranking de estatísticas na Copa das Confederações

De acordo com o índice da Fifa, Sergio Ramos foi o melhor jogador da primeira fase da Copa das Confederações. A defensor da seleção espanhola aparece logo à frente de Fred, segundo colocado. Neymar aparece apenas no 17º lugar deste ranking.

Este índice leva em consideração estatísticas como passes certos, roubadas de bola, finalizações e quilômetros percorridos em campo, entre outras ações. Todos estes dados são analisados e avaliados para verificar as chances de uma seleção marcar ou sofrer um gol. Cada jogador, então, recebe uma nota de 0 a 10.

Curiosamente, apenas dois dos principais artilheiros da Copa das Confederações aparecem entre os dez primeiros colocados deste ranking: David Villa (fez três gols), em sexto, e Fernando Torres (principal goleador com cinco gols), em sétimo.  Fred, que passou em branco nos dois primeiros jogos e desencantou contra a Itália, tem avaliação melhor do que a de Neymar, que marcou gols em todos os três jogos do Brasil.

Sergio Ramos acabou beneficiado peoo fato de a seleção espanhola ter sofrido poucos gols nesta primeira fase da competição. A Fúria levou apenas um gol em três partidas, um a menos do que o Brasil.

Curiosamente, os defensores dominam o top 10: são seis, contra quatro atacantes. Brasil e Espanha, únicas seleções que venceram seus três jogos na primeira fase, dominam as dez primeiras posições: cada equipe tem quatro representantes. O italiano Mario Balotelli e o uruguaio Diego Lugano completam o ranking.

Confira a seguir os primeiros colocados do índice Castrol da Fifa:

CONFIRA O ÍNDICE CASTROL DA FIFA DOS MELHORES JOGADORES

JOGADOR/SELEÇÃO NOTA
1. Sergio Ramos/Espanha 9,57
2. Fred/Brasil 9,47
3. Jordi Alba/Espanha 9,38
4. Mario Balotelli/Itália 9,30
5. Diego Lugano/Uruguai 9,23
6. David Villa/Espanha 9,16
7. Fernando Torres/Espanha 9,09
8. Marcelo/Brasil 9,03
9. David Luiz/Brasil 8,98
10. Thiago Silva/Brasil 8,92
17. Neymar/Brasil 8,58

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos