Após pior público e jogo que nada vale, BH pode ficar também sem seleção

Gustavo Franceschini

Do UOL, em Salvador

  • Paulo Whitaker/Reuters

    Partida entre Taiti e Nigéria, a única do Mineirão até agora, teve o pior público da competição

    Partida entre Taiti e Nigéria, a única do Mineirão até agora, teve o pior público da competição

A seleção pode confirmar uma Copa das Confederações "azarada" de Belo Horizonte. Uma das principais cidades-sede de 2014, a capital mineira perdeu a chance de receber o Uruguai por conta de um erro do chef Alex Atala, vai abrigar um duelo entre eliminados e ainda pode pegar a pior semifinal do torneio se o Brasil perder da Itália, neste sábado, em Salvador.

A possibilidade não é remota. No momento, Brasil e Itália estão empatados com seis pontos na liderança do Grupo A, sendo que Felipão e companhia têm a vantagem do empate.

Quem ficar em primeiro encara o segundo colocado da outra chave, que provavelmente será o Uruguai, em Belo Horizonte. O segundo colocado, no entanto, vai encarar a Espanha em Fortaleza, cidade que já abrigou a seleção na segunda rodada, na vitória por 3 a 0 sobre o México.

Belo Horizonte, então, tem de torcer em dobro pelo Brasil para receber a seleção ao menos uma vez no torneio. Caso a seleção tropece, a cidade terá de se contentar com uma semifinal entre Itália e Uruguai ou Nigéria.

Embora não seja um jogo ruim, a partida não dará à capital mineira a visibilidade de um mata-mata envolvendo o Brasil. Isso ainda pode significar uma perda em termos de camarotes e convidados VIPs, embora a arrecadação dos ingressos não seja alterada.

Não deixa de ser, no entanto, um anticlímax para a cidade que melhor cumpriu o cronograma da Fifa, entregando o novo Mineirão ainda no fim do ano passado. A saga de Belo Horizonte na Copa das Confederações começou de maneira mambembe, com o erro de Alex Atala no sorteio das chaves.

Convidado especial da cerimônia, o chef se atrapalhou na hora de sortear uma das bolinhas e impediu que o Uruguai passasse pela cidade. Na primeira fase, Belo Horizonte recebeu Taiti x Nigéria e Japão x México.

O primeiro foi o jogo de pior público de todo o torneio, com pouco mais de 20 mil pagantes. O segundo, que ocorrerá neste fim de semana, será o único jogo até agora que não vale absolutamente nada, já que tanto Japão quanto México não têm mais chances de classificação.

A Secretaria de Copa de Minas Gerais, consultada, preferiu não avaliar se teria algum prejuízo caso não receba o Brasil na semifinal.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos