No ritmo do samba, imprensa espanhola celebra "aula de futebol"

Do UOL, em São Paulo

  • Daniel Garcia/AFP Photo

    Espanhóis comemoram gol marcado por Pedro contra o Uruguai

    Espanhóis comemoram gol marcado por Pedro contra o Uruguai

O dominante futebol apresentado pela Espanha na vitória sobre o Uruguai, por 2 a 1, no último domingo, inflou de ufanismo a imprensa do país europeu. Na manhã desta segunda, a repercussão da apresentação que arrancou aplausos da torcida no Recife (principalmente a atuação na primeira etapa) fez com que jornais espanhóis chamassem o jogo de "aula".

Essa é a manchete do Mundo Deportivo, por exemplo. "Lição de futebol no Brasil", escreve a publicação, para depois elogiar principalmente dois jogadores: "Iniesta magistral e Cesc Fábregas oferece sua melhor versão". Por ser da Catalunha, o jornal também fez questão de lembrar que sete dos 11 titulares da equipe jogam no Barcelona: "Outra vez, a vermelha foi azul e grená."

O Marca aproveitou para usar um dos maiores clichês sobre o Brasil no exterior: em sua manchete, estampou "Samba Roja", ou "samba vermelho". "Espanha baila sobre o Uruguai e assombra a terra do futebol", opinou a publicação. Para o jornal madrilenho, a partida foi o início do domínio de mais um continente para esta geração espanhola, campeã europeia e do mundo.

O catalão Sport também foi bastante patriótico. "Ronda alucinante para começar", lembrando o toque de bola constante da equipe. como é tradição dos catalães, o Sport foi mais um que lembrou dos sete jogadores do Barcelona titulares: "Os sete impuseram seu futebol para ridicularizar o campeão da América."

Por fim, o As citou o "banho" dado nos uruguaios, também ao ritmo da música mais tradicional do Brasil. Para eles, o futebol apresentado assombrou o mundo: "Serviu para ampliar sua condição de favorita."

  • Reprodução da capa do jornal Marca, cuja manchete foi "Samba vermelho".

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos