Jogo da Espanha combina criançada fã do Barça e provocações entre torcidas recifenses

Bruno Freitas e Vinicius Mesquita

Do UOL, no Recife

  • Vinicius Mesquita/UOL

    Garoto pernambucano assiste a jogo da Espanha trajado com a camisa do Barcelona

    Garoto pernambucano assiste a jogo da Espanha trajado com a camisa do Barcelona

Além da preferência inicial para o Uruguai, as arquibancadas da Arena Pernambuco combinaram outros tipos de comportamento, no jogo que marcou a estreia da Espanha na Copa das Confederações, no último domingo. Várias crianças brasileiras se mostraram suscetíveis à influência do Barcelona, vestindo camisas do badalado time de Iniesta e Xavi. O novo estádio de Recife ainda assistiu a um duelo divertido de torcidas pernambucanas durante o segundo tempo.

Gabriel Bello, 7 anos, chegou ao estádio acompanhado pelo pai, Leon Bello. O menino trajava uma camisa do Barcelona, personalizada. O número 10 de Messi brilhava nas suas costas, mas, em letras garrafais, lá estava o nome do garoto.

"Sou fã do Messi", disse o menino. "Mas torço para o Sport". O pai ajuda: "Ele é um pouco tímido, mas ele também gosta do Barcelona", completou Leon.

Mario Monteiro, de 9 anos, chegou de mãos dadas com seu pai, Carlos, e sua mãe, Doralice. O menino vestia a espalhafatosa camisa laranja, uniforme número 2 do Barça na temporada 2012-13.

"Nós compramos ingressos para este jogo só porque ele é fã do Barcelona", disse dona Doralice. "O Messi não estará em campo, né filho? Mas tudo bem também, né?", indagava a mãe.

"Não, mãe. Não fala besteira. O  Messi é argentino. O jogo será entre a seleção da Espanha e o Uruguai", corrigia prontamente o filho. "Mas tem o Iniesta, o Xavi, o Piqué", concluiu.

UM POUCO DE ESTADUAL NA COPA DAS CONFEDERAÇÕES

A nova Arena Pernambuco fica a 19 km de distância do dentro do Recife, mas no último domingo, durante o segundo tempo de Espanha x Uruguai, ganhou uma atmosfera dos estádios mais veteranos da capital. As torcidas de Sport, Santa Cruz e Náutico levaram um pouco de Ilha do Retiro, Arruda e Aflitos ao universo comportado do "padrão Fifa".

Tudo começou com a torcida do Sport, em um de seus gritos mais famosos, que aproveitou a acústica privilegiada da Arena Pernambuco para quebrar a monotonia do segundo tempo.

A seguir, a resposta partiu inicialmente com os torcedores do Náutico, lembrando aos rivais mais numerosos que eles estão na segunda divisão do Campeonato Brasileiro. E, mais humildemente, a massa do Santa Cruz (atualmente na Série C) também se manifestou: "Uhh, tricolor, uhh, tricolor".

O clubismo é uma característica típica do torcedor brasileiro, mesmo em eventos de outros esportes, como em Jogos Olímpicos. As manifestações de torcidas de time devem fazer parte do contexto comportamental do ciclo de Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos