Espanha precisa e quer enfrentar Brasil já em 2013, diz Juan Mata

Fernando Duarte

De Londres, Inglaterra

  • REUTERS/Dylan Martinez

    Mata comemora gol do Chelsea com Oscar; espanhol sonha com duelo no Rio em junho

    Mata comemora gol do Chelsea com Oscar; espanhol sonha com duelo no Rio em junho

Nome praticamente certo na lista de convocados para a seleção espanhola, que será divulgada na segunda-feira, o meia Juan Mata acredita que a "Fúria" tem num potencial confronto com o Brasil na Copa das Confederações uma chance de não apenas encerrar por cima a temporada internacional - depois de um início nervoso, a equipe agora lidera seu grupo nas Eliminatórias para o Mundial, com apenas um ponto de vantagem para a França. O jogador do Chelsea  admitiu ao UOL Esporte no início do mês que ele e os colegas espanhóis querem tirar do caminho o debate sobre o duelo de estilos dos dois países, volta e meia sugerido como uma forma de testar a hegemonia hispânica.

"Não são apenas os torcedores e a imprensa que querem ver Brasil e Espanha se enfrentarem. Nós jogadores sonhamos com uma oportunidade de enfrentar o Brasil, tanto pela história e a importância do futebol brasileiro, mas como parte de nossa preparação para o Mundial de 2014. Ainda mais se jogarmos a final da Copa das Confederações", explicou Mata, integrante do time do Chelsea que levou a Liga dos Campeões de 2012 e a Liga Europa 2013.

Um dos jogadores mais utilizados pelo Chelsea na temporada, tendo disputado 62 partidas pelo clube inglês, Mata ainda não é presença regular entre os titulares da seleção de Vicente Del Bosque. Mas num momento em que Xavi, Iniesta e Fabregas, seus concorrentes diretos por posições, tiveram uma temporada relativamente discreta pelo Barcelona, o espanhol expatriado em Londres tem um princípio de brecha.

"Foi uma temporada dura para todos os jogadores e o importante é mantermos a coesão do grupo, pois isso vem ajudando demais a Espanha nos últimos anos", explica Mata, presente nos títulos da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012.

Brasil e Espanha jogaram apenas oito vezes, com a mais recente há 14 anos, um empate sem gols em Vigo. Em 2009, tudo dava a entender que o duelo entre o então campeão europeu e sul-americano aconteceria na Copa das Confederações da África do Sul, mas a "Fúria" caiu diante dos EUA nas semifinais por 2 a 0. "O caminho até a final é longo e vamos ter que percorrê-lo", ponderou Mata.

A cautela, no entanto, não impede que Mata tenha passado os últimos meses trocando bravatas e provocações leves com os colegas brasileiros de Chelsea, em especial David Luiz. "A gente vive dizendo que um vai mostrar para o outro quem joga melhor, mas sempre com muito respeito. Na verdade, acho que muita gente ao redor do mundo vai querer ver esse jogo", finalizou o espanhol.

Musas da torcida da Euro-2012
Musas da torcida da Euro-2012

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos